
A primeira atração de outubro do projeto Tri Ciclo Espetáculos é a música de Verônica Sabino. Filha do escritor mineiro Fernando Sabino ela homenageia o pai em um show de tirar o fôlego. “Bossa, Balanço, Balada” referência de dois nomes nacionalmente conhecidos: Fernando Sabino e Aloysio de Oliveira.
Verônica conviveu com esta geração de poetas e compositores e isso faz com que o repertório seja com esses personagens. A trajetória segue os caminhos do pai, nas Minas de Viramundo a música convida o público a uma visita ao universo mágico de Geraldo pelas trilhas das Gerais.
O show é neste sábado, no Teatro Municipal de Araxá, às 20h. A direção musical é de Roberto Menescal e acompanhamento dos músicos Marcos Suzano e Marcelo Caldi.
Nos dias 15 e 16 de outubro, Araxá recebe oficinas e teatro de rua com grupo “Rasgacêro e os Artêros Geraes” de Montes Claros. Oficinas “Dança Regional” e “Iniciação ao Teatro”, acontecem simultaneamente no dia 15 de outubro, das 17h às 19h no Teatro Municipal de Araxá. As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas no site do projeto www.tricicloespetaculos.com.br. Na terça feira às 20h, também no Teatro Municipal, é a vez do teatro do grupo com a apresentação dos “Mambembrasileiros”.
A história relata a trajetória de um menestrel que decide imitar Dionísio e é condenado a vagar por este “mundo de meu Deus” e a nascer no meio de um dos tantos sertões do país. De mãe pobre e pai desconhecido, vem ao mundo no saltimbanco circo musical do Rasgacêro onde aproveita sua condição para ser “artêro”, o artista brasileiro. Em um cortejo ditirâmbico a marcação dos tambores anuncia que vai começar “Mambembrasileiros”.
O musical de rua exalta as raízes folclóricas brasileiras e homenageia os que fazem arte na rua através do teatro, da música e do circo. Escrito e dirigido por Giovanni Dias e coordenado por Ricardo Valias, sinaliza os 10 anos de criação do Grupo Rasgacêro e mantém a trupe a céu aberto a compartilhar arte com transeuntes. Eles montam um picadeiro usando uma Kombi mágica, de onde sai figuras caricatas como o cego Jeremias e o multifacetado Malabi. A história é fictícia e atemporal.
Serviço
Oficina “Dança Regional”
Data: 15 de Outubro de 2012
Horário: 17h às 19h
Local: Teatro Municipal de Araxá
Ementa: Apresentar as técnicas das danças populares brasileiras, mais especificamente o maracatu, as cirandas e o jongo, experimentando na prática e aplicando no cortejo que antecede ao espetáculo.
Professor: Genaldo Pessoa (Chupeta)
Carga Horária: 2h
Numero de participantes: 20 pessoas
Faixa etária: 10 a 60 anos
Oficina: “Iniciação ao Teatro”
Data: 15 de Outubro de 2012
Horário: 17h às 19h
Local: Teatro Municipal de Araxá
Ementa: Desenvolver jogos e dinâmicas cênicas onde o foco é apresentar o teatro e suas origens, através das personagens que surgiram a partir do “culto do bode” ou ditirambo. Apresentar as técnicas para a construção das personagens e do espaço cênico.
Professor: Ricardo Malabi
Carga Horária: 2h
Numero de participantes: 20 pessoas
Faixa etária: 10 a 60 anos