Super banner

Tudo pronto para o FestNatal Araxá 2013

Tudo pronto para o FestNatal Araxá 2013

FestNatal 2013 - Araxá

Desde 2009, o Festival de Cultura e Arte de Araxá foi recebido pela comunidade com muito apreço e orgulho, por ser um acontecimento original da cidade e que hoje está consolidado como a grande atração para o período natalino e de festividades no final de ano.

Também é notório que, ao decorrer das edições, o evento pudesse superar as expectativas de organização e público, oferecendo uma programação bem elaborada para proporcionar momentos de interação entre pessoas de todas as faixas etárias e níveis sociais, oportunizando apresentações com alto padrão cultural nas artes cênicas e musicais, com ambientes alegres, seguros e acessíveis, que resgatam os valores essenciais do Natal.</p>

O FestNatal realiza ainda, no decorrer do ano, as oficinas teatrais com o treinamento gratuito para centenas de jovens, despontando talentos e promovendo uma profunda mudança de sentidos e valores sociais. Também reconhece vários outros artistas locais e regionais, motivando-os a investirem em suas carreiras para superarem as dificuldades do mercado cultural.

Além do alcance de espectadores que a estrutura principal instalada no pátio do Estádio Fausto Alvim abrange, o projeto estende-se para vários outros pontos da cidade visando progredir o número de pessoas assistidas com os espetáculos. Este crescimento representa para Araxá a sua consolidação como destino turístico, demonstrando também um maior fluxo de pessoas se hospedando, desfrutando da gastronomia local e gerando mais empregos indiretos, com um aquecimento na economia da cidade acima do previsto para o período.

É hora de se programar, convidar os amigos e toda a família, a emoção está de volta com a 5ª edição do FestNatal Araxá!

PERÍODO E LOCAIS

6 A 23 DE DEZEMBRO DE 2013

O pátio do Estádio Fausto Alvim será novamente o grande palco para a realização do festival. Sua capacidade de público, em torno de 10 mil pessoas, e a localização central tornam este espaço o mais acessível e de maior visibilidade. Haverá ainda, o palco móvel que será instalado em pontos distintos da cidade, além de apresentações em bares e restaurantes, no Cine Teatro Brasil, Calçadão da Rua Pres. Olegário Maciel, Urciano Lemos e Barreiro, com entrada franca em todos os locais.

ESTRUTURAS E ACESSIBILIDADE

O FestNatal Araxá tem demonstrado uma estrutura digna de mega eventos internacionais, haja vista o sucesso de um evento se pautar, além do alcance populacional, pela preocupação do proponente e de seus idealizadores de que o festival seja seguro, de fácil acesso e com custo zero.

Neste sentido, e em continuidade às ações de segurança e democratização de acesso desenvolvidas nos anos anteriores, a proposta deste ano prevê: seguranças, rampas de acessibilidade para deficientes e idosos, cadeiras para os espectadores, casa temática do Papai Noel para visitação das crianças, espaço reservado para recreação infantil, área de alimentação e descanso.

Em consonância com as regras de segurança e de acessibilidade, os locais de realização do 5º FestNatal Araxá comporta, em sua infraestrutura interna e externa, todas as condições de acesso a idosos e portadores de necessidades especiais.

Profissionais de arquitetura e decoração também compõem a equipe técnica para tornar o ambiente mais bonito e de maior temática natalina.

ATRAÇÕES E PROGRAMAÇÃO

Culturalmente, e em busca da excelência na execução deste projeto, em todos os dias de festival haverá como apresentações alguns dos melhores musicistas, bailarinos e artistas do país. O FestNatal Araxá visa resgatar a sensibilidade em torno da boa música, em especial a música instrumental, representada pelas expressões únicas de seus intérpretes, pelas apresentações de dança e teatrais. Haverá ainda grandes shows de MPB e espetáculos de artes cênicas, sendo que vários destes são formados com artistas araxaenses.

Nas duas últimas edições, o evento contou com atrações internacionais, o fez com que Araxá estivesse inserida neste circuito que antes era privilégio apenas dos grandes centros urbanos, uma excelente oportunidade para que a comunidade pudesse prestigiar grandes espetáculos em seu mais alto nível de qualidade. Para este ano, outra atração internacional também está prevista.

FESTIVAL DE DANÇA

O Festival de Dança do FestNatal conta com a participação de mais de 200 dançarinos adultos, jovens  e crianças de diversas instituições e escolas de dança da cidade com apresentações de variados estilos como Jazz, Balé, Street, Free Style etc. Destaque especial para a Cia de Dança de Cadeirantes que superam seus limites para mostrarem a arte sobre rodas e emocionar o público.

FESTIVAL DE NOVOS TALENTOS

Organizado pelo Rotary Araxá, o concurso é realizado utilizando-se da estrutura do FestNatal Araxá para revelar os talentos da cidade. O artista ou conjunto vencedor tem a oportunidade de expressar seu trabalho dentro da programação oficial do FestNatal para centenas ou, até mesmo, milhares de pessoas. É considerado pelas bandas amadoras de Araxá e região como a melhor ocasião para iniciarem suas carreiras e serem reconhecidos.

PAPAI NOEL – O MUSICAL

Papai Noel – O Musical consiste em uma grande intervenção cênica, com participação de cerca de oitenta atores do Grupo Fratelo, 120 bailarinos da Cia CDK e 60 músicos da Banda Sinfônica Padre Clóvis (Escola Municipal de Música). Essa apresentação acontece no cenário das ruas de Araxá e terá início com a chegada do Papai Noel no Aeroporto Romeu Zema. Após sua chegada Papai Noel sairá em cortejo pela cidade percorrendo os pontos principais dos setores de Araxá, como a Praça das Mangueiras, Praça Urciano Lemos, Largo da Igreja São Geraldo, Avenida Imbiara e centro. Cada ponto percorrido será acompanhado por atores, bailarinos e músicos que alegram os vários cantos da cidade. Posteriormente, haverá uma intervenção com caminhada de atores e bailarinos com patins roller, no calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel. Esse momento será marcado com muita música e animação. À noite, dando sequência as intervenções cerca de 120 bailarinos apresentarão o musical, “A Presença do Papai Noel”, no palco principal, bailarinos sairão do meio da plateia e ocuparão, além do palco principal, espaços alternativos dentro do pátio do Estádio Fausto Alvim, criando assim uma grande performance. Com música e a dança, de forma bastante inusitada, Papai Noel aparece para as crianças que terão a oportunidade de serem recebidas na Casinha do Papai Noel participando assim como figurantes do cenário desse grande espetáculo.

AUTO DE NATAL

Auto de Natal “O Nascimento do Menino DEUS” – é interpretado pelo núcleo de teatro Fratelo e alunos adolescentes que frequentam as oficinas de iniciação ao teatro que acontecem nas escolas. O Auto aborda de forma contemporânea o nascimento do Menino Jesus, atores e músicos encenam os mistérios do nascimento de Cristo. Com figurinos ricamente detalhados, cenários que remetem ao período histórico do nascimento, música e o som de sinos, “O nascimento do menino DEUS” retrata, além da anunciação, a perseguição do Rei Herodes, o nascimento e a visitação dos Reis Magos, mas também a relação dos pais de Maria com a gravidez e o casamento com José. Esses temas são de grande relevância na atualidade e devem ser considerados, se hoje é normal uma mulher ter um filho fora do casamento, na época esse assunto era de difícil compreensão e vale refletir como reagiram a família de Maria e José nesse contexto. A encenação convida o público à reflexão, e ainda, a se colocar no lugar dos personagens para que estes sintam as sensações e julgamentos vividos nessa história, bem como a redenção do nascimento como símbolo da esperança entre os homens ontem, hoje.

FRATELO – GRUPO AVANÇADO – O VELÓRIO DO PALHAÇO

O espetáculo “O Velório do Palhaço” conta a história de um palhaço que morreu no circo, sem dinheiro para pagar o funeral e os gastos com o enterro, os amigos do circo tiveram que levantar o dinheiro para o velório. “O Velório do Palhaço” utiliza da linguagem popular e de comédia para criar um espetáculo lúdico, voltado para todas as idades e que concilia diversão e reflexão social e política. Texto produzido com Fernando Limoeiro e Grupo Fratelo e direção de Cristiano Peixoto.

BARRACÃO – GRUPO DE TEATRO – SEGUNDA É FODA – O PIROTÉCNICO ZACARIAS

Inspirado na obra de Murilo Rubião. Um pirotécnico é atropelado por um automóvel. Um grande problema se instaura: O que fazer com o corpo do morto? Inusitadas ideias surgirão para que se resolva a situação. Como será o desfecho dessa trama?

BARRACÃO – GRUPO DE TEATRO – COTOCOS DE 4ª HISTORIA DOS SENTIMENTOS

O mundo está em caos, o Conselho Deliberativo do Destino, o CDD, resolve fazer uma reunião para traçar regras para que a humanidade encare esse novo contexto, onde a loucura é o carrasco. Quais as insanidades serão permitidas nesse jogo?

BARRACÃO – GRUPO TEATRO DE 5ª – VIDAS DO SERTÃO:

Em uma venda de estrada um casal se prepara para mais um dia de labuta. Ao abrir o bar, se deparam com um viajante que traz em sua mala os retalhos de uma historia. Resgatando canções de raiz a peça mostra a vida dos sertanejos, a difícil caminhada do homem em meio a um ambiente duro, porém de extrema sensibilidade. É possível sonhar.

ESCOLA PIO XII – CINDERELA DE NEVE

Cinderela de Neve é uma peça que se passa em “Lugar Nenhum”, um reino muito estranho. Trata-se da história da Cinderela, contada de uma maneira diferente. Essa história envolve personagens de outros contos de fadas como a Alice, a Bela e a Rapunzel. Como em todo conto de fadas, o príncipe encantado que foi enfeitiçado e tem que cumprir uma missão para que o feitiço não dure para sempre. Com muita ação, bruxaria e feitiços, Cinderela de Neve é uma história encantadora, envolve o público em uma viagem atraente e de grande beleza clássica. Encenada pelos alunos, da turma dois, de artes cênicas do Grupo Fratelo essa história promete inúmeras aventuras.

ESCOLA LUIZA DE OLIVEIRA FARIA – PROCURA-SE UMA JULIETA

Inspirado na história de William Shakespeare, “Procura-se uma Julieta” é uma história de dois adolescentes, Julia e Rubens, alunos de uma escola regular que são escolhidos pelo professor de literatura para encenar o clássico “Romeu e Julieta”. Coincidentemente, os alunos se envolvem com a montagem da peça e acabam se apaixonando, porém, a família desses adolescentes é contra o namoro, repetindo com ironia e graça a história de Shakespeare. Muitos desencontros impedem a relação de Julia e Rubens que lutam por esse amor quase impossível. “Procura-se uma Julieta” revela vários dilemas do primeiro amor, da adolescência e do conflito entre pais e filhos. Todos nós procuramos por nossas “Julietas” e “Romeus”. Onde estará cada um deles? Essa peça envolvente seduzirá pela magia do primeiro amor, eterno e singelo.

ESCOLA PADRE ANACLETO GIRALDI – A FARÇA DO MANCEBO COM A MULHER GENIOSA

Um mancebo casa-se com uma mulher brava e rica, a história apresentada revela as artimanhas que o moço usou para dominar a esposa megera. A trama reforça o domínio e a firmeza das decisões de um homem que usos da astúcia para se dar bem e se casar.

APAE – JOGRAL

PEDRO E O LOBO – MOSTRA DA ESCOLA DE CULTURA DANÇA – SESI /ARAXÁ

“Pedro e o lobo” é uma história infantil contada através da música do compositor Sergei Procofiev. Foi composta em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. A trama apresenta um menino que desobedece ao avô e foge para a floresta na companhia de um pato, um gato e um passarinho. Lá, ele encontra um feroz lobo e tem de usar a inteligência para se safar e salvar os amigos. A escola de cultura leva pra o palco coreografias de balé clássico e jazz que fazem representação da leitura dançada dessa história infantil que encanta a todos.

“ELVIS – DO CLÁSSICO AO ROCK” – CIA DE DANÇA CDK

“ELVIS – Do Clássico ao Rock” será apresentado com pesquisa sobre a biografia de Elvis Presley um artista de discografia invejável onde é possível abordar modalidades de dança que fazem parte da cultura de todas as partes do mundo. Serão apresentados atos distintos com leituras diversificadas de coreografias dançadas por crianças, adolescentes e bailarinos (faixa etária de três anos até terceira idade).

DANÇA DE CADEIRANTES – ARAXA DANCE COMPANY

O Espetáculo “Gerais de Salão” leva a dança esportiva em cadeira de rodas nas modalidades de rumba, cha-cha-cha e samba nas categorias combi dance, duo e grupo. Os ritmos foram trabalhados com coreografias que sugerem a leveza e o gingado do povo latino, e que pode ser evidenciado pela performance dos bailarinos no palco. A riqueza da dança de salão está na sua diversidade. Conhecida como uma modalidade de dança que engloba vários ritmos é uma atividade sem preconceitos, praticada por pessoas de ambos os sexos, de todas as idades, cor, raça e níveis sociais. Além de estar em constante desenvolvimento, pois a todo o momento surgem novos ritmos, passos e formas de dançar, ela tem também o papel de representar a cultura de um país, por preservar suas características culturais populares. A proposta do espetáculo é mostrar essa diversidade através da apresentação de bailarinos cadeirantes que levam a beleza da dança e o gingado em suas rodas.

A ENCANTADA – CIA DE DANÇA DANSE

Tem início no reino animado de Andalasia, onde conhecemos a bela princesa Giselle, que se apaixonou por Edward,o príncipe do reino. Infelizmente, os planos de casamento dos dois são frustrados pela Rainha Narissa, a madrasta de Edward. Não querendo que seu enteado casasse, por medo de perder a coroa, ela usa suas práticas em magia negra para se transformar em uma velha e atrair Giselle no dia do seu casamento para o que ela chama de um poço dos desejos. Quando Giselle se aproxima do mesmo, ela é jogada lá dentro por Narissa, e vai parar no mundo real em plena Times Square como um ser humano de verdade. Totalmente perdida em um mundo hostil, a inocente princesa acaba simpatizando o procurador de divórcios Robert. Com pena da jovem, ele a leva para seu apartamento com sua filha Morgan. Enquanto o cínico procurador e a inocente princesa começam a passar mais tempo juntos, eles previsivelmente começam a se apaixonar um pelo outro. Mas o que ela não sabe é que o príncipe Edward resolveu unir uma equipe de busca para recuperar sua noiva perdida, dentre os quais estão Nathaniel e Pip então eles também pulam no poço de Andalasia e vão parar em Nova York como um príncipe de verdade e sua corte real. Nessa linha de raciocínio, a Cia Danse apresenta um musical mesclando dos estilos clássico ao livre, com magia e sedução o grupo de bailarinos da Cia encanta a plateia com essa linda história de amor.

“IMAGINAÇÕES COTIDIANAS” – CAK CENTRO DANÇAS

O Cak Centro Danças apresenta um espetáculo com modalidades variadas como jazz, balé, contemporâneo e dança de salão. Nas categorias Junior, Juvenil e Adulto. Com temas livres que nos lembra do cotidiano.

OFICINAS DE TEATRO – FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL

A Fundação Cultural ACIA investe mensalmente na profissionalização de novos atores. Esta formação gratuita acontece durante todo ano em diversas escolas da cidade e no Barracão Cultural da Fundação. O trabalho conta com a participação de mais de 150 alunos, dentre essas, crianças, jovens e adultos.

Dentro do FestNatal Araxá, há ainda contratações temporárias de monitores de recreação que atuam diretamente com as crianças que frequentam o local, muitos desses monitores são originários das oficinas de teatro. Há também, um investimento feito na produção de espetáculos de qualidade.

Nestas formações continuadas, destacam-se atendimento às crianças, jovens e adultos. Cursos nas modalidades de iniciação, teatro avançado e profissionalizante são oferecidos.

Do resultado dessas oficinas, já foram produzidos: a encenação da Paixão de Cristo; o espetáculo “Presente para todo mundo”- apresentado no FESTNATAL 2010 e 2011; esquetes teatrais nas ruas da cidade no dia das mães, dia dos namorados, encontro de gastronomia; esquetes teatrais nas escolas e instituições parceiras; festa junina; o espetáculo teatral “Contos Clown- Fantástica Fábrica dos sonhos”, o espetáculo “os Três Porquinhos”, o espetáculo da Chegada do Papai Noel em 2011 e 2012, e ainda, participação na área de recreação destinada as crianças no FestNatal em 2010, 2011 e 2012, e saídas em hospitais, asilo, casa da sopa.

O êxito das ações, até então desenvolvidas, são comprovadas pela participação de cerca de 150 alunos que participam dessas oficinas. A Fundação ACIA se preocupa com a formação continuada desses alunos, investindo também, em oficinas com profissionais renomados.

INSTITUIÇÕES BENEFICENTES – PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

As principais instituições beneficentes da cidade que compõem a praça de alimentação proporcionam um clima familiar e de harmonia ao festival, além de serem beneficiadas com todo o lucro obtido nas vendas das respectivas tendas. Em 2012, esse lucro foi revertido para pagamento de 13º salário dos funcionários dessas instituições, aquisição de materiais permanentes e de consumo, e ainda investido em outros melhoramentos. Também foram adquiridos por uma das instituições, aparelhos ortopédicos que serão disponibilizados às pessoas que necessitarem.

PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL

Novamente, a união de competências entre a Fundação Cultural ACIA e Prefeitura Municipal de Araxá serão evidenciadas para que as pessoas possam contemplar as decorações natalinas pela cidade, contribuindo para a ampliação do projeto. Em 2012, as atrações sugeridas pela PMA como Árvore de Natal, Vila do Artesanato e a Oficina do Papai Noel localizada no Museu de Som e Imagem, também foram um sucesso. 

ATRAÇÕES E PROGRAMAÇÃO:

06/12 – SEXTA-FEIRA

Estádio Fausto Alvim

18:30 – Banda Lira Araxaense

19:30 – Araxá Bêjazz Quarteto

20:30 – Grupo de Taiko Hinodê-Daiko

20:45 – Cerimonial de Abertura

21:15 – Boca Livre

 

07/12 – SÁBADO

Calçadão Pres. Olegário Maciel

10:00 – Banda Lira Araxaense

Cine Teatro Brasil

11:00 – Festival Novos Talentos

Feira Urciano Lemos

11:00 – Jovens Violeiros

Estádio Fausto Alvim

18:00 – Chegada do Papai Noel

 

08/12 – DOMINGO

Cine Teatro Brasil

11:00 – Festival Novos Talentos

Barreiro

11:00 – Banda Lira Araxaense

11:30 – The Shakespeare

Estádio Fausto Alvim

19:00 – Banda Retrô-Visor

21:00 – Ludy Rocha

 

11/12 – QUARTA-FEIRA

Estádio Fausto Alvim

19:00 – Alexandre Francisco

21:00 – Big Band Blues e Afins

 

12/12 – QUINTA-FEIRA

Estádio Fausto Alvim

19:00 – Sami Moura

21:00 – Germano Soraggi

 

13/12 – SEXTA-FEIRA

Estádio Fausto Alvim

19:00 – Choro de Vinnis

21:00 – Júlio Vasconcelos – Show Infantil

Bares e Restaurantes do Centro

21:00 – Bêjazz On The Street

14/12 – SÁBADO

Av. Washington Barcelos

10:00 – Banda Lira Araxaense

Cine Teatro Brasil

11:00 – Festival Novos Talentos

Estádio Fausto Alvim

19:00 – Trio Rivas

20:00 – Letícia Zappulla

21:00 – Golden Boys

 

15/12 – DOMINGO

Cine Teatro Brasil

11:00 – Festival Novos Talentos

Barreiro

11:00 – Banda Lira Araxaense

11:30 – Tupi Novo Mundo

Estádio Fausto Alvim

21:00 – Orquestra de Sanfonas de SP

 

18/12 – QUARTA-FEIRA

Estádio Fausto Alvim

19:00 – Diego Bartelli

21:00 – Canto Brasileiro e Ladson Nascimento

 

19/12 – QUINTA-FEIRA

Cine Teatro Brasil

13:00 – Vencedores Festival Novos Talentos 2012

Estádio Fausto Alvim

19:00 – Jorginho Trio

21:00 – Orquestra Sinfônica EMMEPA

 

20/12 – SEXTA-FEIRA

Bares e Restaurantes – Av. Imbiara

21:00 – Bêjazz On The Street

Estádio Fausto Alvim

20:00 – Orquestra de Violas

21:00 – Vil Metal

 

21/12 – SÁBADO

Cine Teatro Brasil

15:00 – Filme Infantil

Estádio Fausto Alvim

19:00 – Rafael Borsatto

21:00 – Igor Prado convida J. J. Jackson

 

22/12 – DOMINGO

Barreiro

11:00 – Banda Lira Araxaense

11:30 – Grupo Chorinho EMMEPA

Cine Teatro Brasil

15:00 – Filme Infantil

Estádio Fausto Alvim

19:00 – Bêjazz On The Street – Natal

20:00 – Vi-Voz

21:00 – Auto de Natal

 

23/12 – SEGUNDA-FEIRA

Estádio Fausto Alvim

20:00 – Cláudio Quarteto

21:00 – Banda Os Arachás

Notícias relacionadas