Super banner
Super banner

Uniaraxá garante sua participação na próxima edição do Projeto Rondon

Uniaraxá garante sua participação na próxima edição do Projeto Rondon

O Uniaraxá marcará presença na próxima edição do Projeto Rondon, que acontece entre os dias 18 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019. A equipe, formada por estudantes e professores da instituição, embarca rumo à Operação Parnaíba, no município de Regeneração (PI) – distante 140 quilômetros da capital Teresina – com o objetivo de desenvolver naquela comunidade ações que proporcionarão benefícios permanentes. A partir do conhecimento universitário, os rondonistas capacitarão multiplicadores no município; que por sua vez darão continuidade ao trabalho lá desenvolvido durante a Operação.

O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com outros ministérios (Educação, Saúde, Meio Ambiente, entre outros), governos estaduais e municipais e instituições de ensino superior de todo o Brasil, que enviam às operações equipes de estudantes e professores de cursos que estejam dentro dos eixos propostos para a edição.

A equipe do Uniaraxá atuará de forma multidisciplinar dentro da temática do Conjunto B, que abrange as áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Sob a coordenação da professora Karina da Costa Souza, e acompanhamento do professor Cristiano Alves, participam do Projeto Rondon os estudantes Ana Carolina Mamede Oliveira (Engenharia Civil), Carolina Oliveira Coelho (Administração), Emerson Henrique de Almeida (Engenharia Ambiental e Sanitária), Ernandes Resende da Silva Júnior (Engenharia Civil), Jorge Ferreira Lima Neto (Engenharia Ambiental e Sanitária), Lucas Caetano da Silva (Engenharia Mecânica), Raissa Kétura da Silva (Engenharia Civil) e David Silva Alexandre (Engenharia Ambiental e Sanitária).

Apesar do embarque ser em janeiro, os trabalhos já começaram. A professora Karina realizou nos últimos dias 23 e 29 de setembro a viagem precursora ao município de Regeneração (PI), para se reunir com o prefeito e secretários municipais para verificação in loco das reais necessidades da comunidade.

“A viagem precursora foi uma importante e rica experiência, pois possibilitou que as coordenadoras das equipes conhecessem de perto a realidade de onde trabalharão. É, portanto, um projeto que, além de beneficiar localidades carentes, contribui para a formação dos universitários rondonistas, sendo, de fato, uma lição de vida e de cidadania a todos os participantes”, comenta Karina.

Com o retorno da professora Karina – munida de todas as informações levantadas durante a viagem – o próximo passo é adequar as propostas de trabalho à realidade do município. Ela vai repassar ainda aos rondonistas as informações referentes ao alojamento, transporte e alimentação. Os estudantes vão elaborar as atividades que serão aplicadas à comunidade de Regeneração, focando no compromisso com a temática proposta e com o desenvolvimento da cidadania daquela região.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x