Super banner
Super banner

Uniaraxá participa do Dia Nacional de Urubuzar

Uniaraxá participa do Dia Nacional de Urubuzar

No dia 15 de novembro vai acontece uma das maiores campanhas de conservação da vida silvestre no Brasil: O Dia Nacional de Urubuzar (DNU).  O Uniaraxá vai se juntar a essa campanha importante, realizando atividades durante este dia para salvar animais silvestres de atropelamento.

O atropelamento é uma ameaça séria para a fauna brasileira. Milhões de animais são atropelados a cada ano nas estradas brasileiras, muitos deles são espécies ameaçadas.

O Uniaraxá vai atuar no DNU realizando a “Blitz Ecológica do Urubu”, e espera mobilizar cerca de 200 pessoas da comunidade de Araxá e região. Este dia terá dois grandes objetivos: divulgar o problema do atropelamento de fauna selvagem no Brasil e mostrar que cada um de nós pode colaborar na redução deste impacto utilizando o Sistema Urubu.

O que é Sistema Urubu?

É um aplicativo de celular que permite a qualquer cidadão contribuir com a conservação, protegendo animais silvestres de atropelamentos.

O Sistema Urubu está disponível gratuitamente para Android e iOS. Seu uso é muito simples, encontrando um animal atropelado, você tira uma foto usando o aplicativo, a foto é enviada para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) em Lavras (MG). Eles juntam todos os dados enviados para fazer a análise dos pontos vulneráveis e propor mudanças para reduzir atropelamentos.

O sistema é pioneiro no Brasil e faz parte de uma nova geração de ações conservacionistas. Cada pessoa, tendo este aplicativo em mãos tem o poder de fazer a diferença. Quanto mais pessoas para “urubuzar”, mais exatos são os dados e as medidas que podem ser tomadas. Assim cria-se uma rede em que as atividades têm um impacto real na proteção dos animais silvestres.

Pensando nisso, a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) e o Parque das Aves em Foz do Iguaçu se juntaram com o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) para organizar a campanha. Mais de 100 instituições irão realizar ações simultâneas em todo o país para divulgar o Sistema Urubu e conscientizar o público do impacto dos atropelamentos em nossa biodiversidade.

O que é o Dia Nacional de Urubuzar?

O Dia Nacional de Urubuzar é um dia nacional de ação em que cada instituição fará atividades para divulgar o aplicativo. O evento nacional deve envolver 112 pontos focais em todo o Brasil.

De acordo com o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE-Ufla), anualmente mais de 450 milhões de animais selvagens são atropelados nas estradas brasileiras. A maior parte dos atropelados é de animais pequenos – 390 milhões de sapos, pererecas, cobras, roedores, pássaros e outras aves. Os acidentes com bichos de médio porte somam 55 milhões (gambás, furões, jaritatacas, lebres, jiboias, jabutis, macacos, tatus e aves maiores, como anu-branco, pombas, corujas e gaviões).

“Anualmente mais de cinco milhões de animais de grande porte, entre tamanduás-bandeira, antas, capivaras, cachorros-do-mato, gatos-do-mato, lobos-guará, onças, veados morrem nas estradas brasileiras”, afirma Alex Bager, coordenador do CBEE.

Ainda segundo o pesquisador, os atropelamentos acontecem em todas as rodovias, estradas e ferrovias, sendo impossível a presença de pesquisadores em todas as áreas onde os casos acontecem. Pensando nisso, o CBEE idealizou o Sistema Urubu, onde qualquer pessoa pode colaborar com informações e reduzir o impacto das rodovias na biodiversidade brasileira.

Para utilizar o sistema, o interessado pode fazer o download em seu smartphone com tecnologia Android ou iOS, e, ao encontrar um animal silvestre atropelado, basta fotografar para que a posição geográfica e a data sejam marcadas automaticamente.

O Sistema Urubu é constituído por três partes: o aplicativo Urubu Mobile que coleta os dados, a plataforma Urubu Web faz a gestão de dados e o Urubu Map, que fica disponível para que as pessoas vejam as informações no mapa.

O diferencial do sistema é que os usuários não precisam ser especialistas, pois todas as fotos serão validadas por uma equipe de pesquisadores de todo o Brasil. Segundo Alex Bager, esta é uma forma de obter um mapeamento confiável para uso no planejamento, gestão e desenvolvimento de políticas públicas.

O projeto foi patrocinado pela Tetra Pak®, em parceria com a Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza e o TFCA/Funbio.

Com o Dia Nacional de Urubuzar espera-se passar de 3,5 mil pessoas cadastradas para mais de 10 mil.

Uniaraxá participa do Dia Nacional de Urubuzar 1

Notícias relacionadas