Super banner

Uniaraxá participa do Projeto Rondon pela quinta vez

Uniaraxá participa do Projeto Rondon pela quinta vez
Foto: Equipe que já participou do Projeto Rondon pelo Uniaraxá - Divulgação

Por Redação/Diário de Araxá – O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) lançou edital para seleção de oito acadêmicos regularmente matriculados para participar do Projeto Rondon – Operação Parnaíba, que acontece entre os dias 18 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019, no município de Regeneração, no Piauí.

As inscrições acontecem até a próxima quinta-feira (20) e serão selecionados oito alunos dos cursos de Engenharia Civil (2), Engenharia Ambiental e Sanitária (1), Engenharia Mecânica (1), Engenharia de Produção (1), Agronomia (1), Sistemas de Informação (1) e Administração (1).

Os alunos selecionados serão acompanhados por dois professores. Esta é a quinta vez que o Uniaraxá foi selecionado para participar do Projeto Rondon.

– 2004, Operação Minas Gerais (MG);

– 2014, Operação Guararapes (PE);

– 2015, Operação Itacaiúnas (TO);

– 2018, Operação Palmares (AL);

– 2019, Operação Parnaíba (PI).

Sob a Coordenação do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon se consolidou durante seus mais de 50 anos de existência como o maior Projeto de Extensão Universitária do Brasil. A primeira Equipe de Rondonistas surgiu em 1967, formada por 30 universitários e dois professores de universidades do antigo Estado da Guanabara. A primeira missão, que durou 28 dias, aconteceu no território de Rondônia. Na empreitada dessa primeira equipe, surgiu o nome dado ao projeto, em homenagem ao Bandeirante do século 20, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

Atualmente, o Projeto Rondon caracteriza-se com uma ação interministerial do Governo Federal, realizada em coordenação com os governos Estadual e Municipal, que, em parceria com instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC, visa a somar esforços com lideranças comunitárias e a população, a fim de contribuir para o desenvolvimento local sustentável e a promoção da cidadania.

Dessa forma, os estudantes universitários constroem conhecimentos sobre os aspectos peculiares da realidade brasileira; colaboram com o fortalecimento de políticas públicas; desenvolvem sentimentos de responsabilidade social e, contribuem para o intercâmbio de conhecimentos entre instituições de ensino superior, governos locais e lideranças comunitárias.

Os alunos interessados dos cursos contemplados podem acessar o edital pelo site do Uniaraxá.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *