Super banner
Super banner

Uniaraxá recebe autoridades e lança projeto do Centro Cultural

Uniaraxá recebe autoridades e lança projeto do Centro Cultural

Uniaraxá recebe autoridades e lança projeto do Centro Cultural 1

O Uniaraxá recebeu dezenas de pessoas em mais uma etapa do projeto Uniaraxá Recebe (Unir), na noite da última terça-feira  (2) Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor os projetos que a instituição realiza e também apoia. A grande novidade foi o lançamento do Centro Cultural, projeto que está sendo elaborado com o apoio da CBMM, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

O Centro Cultural vai abrigar uma biblioteca maior e mais completa, além de um anfiteatro que possa receber um número maior de pessoas. O projeto contempla três etapas, a primeira trata da elaboração de todos os projetos necessários: arquitetônico, hidráulico e elétrico, entre outros, já feito e aprovado. A segunda etapa é a construção do prédio e a terceira etapa trata do acabamento, com todos os equipamentos necessários para todo o espaço. De acordo com o reitor do Uniaraxá, professor Válter Gomes, incialmente o projeto está orçado em R$ 12 milhões e deve ser financiado através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a biblioteca terá dois andares e o anfiteatro capacidade para 500 pessoas. Os recursos sendo captados de acordo com a liberação do projeto, a expectativa é que o Centro Cultural do Uniaraxá seja entregue em 2017. Os presentes ficaram entusiasmados com o projeto do Uniaraxá, que vai beneficiar os alunos e a comunidade. Confira alguns depoimentos:

“Acho a ideia muito boa porque precisamos disso em Araxá. Não só de construir, mas também de realizar eventos e fazer de Araxá uma cidade polo, incentivando o turismo cultural. Parabéns ao Uniaraxá que realmente está fazendo a diferença aqui na nossa região.” Alberto Adhemar do Valle Junior, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá.

“Eu fiquei maravilhado! Realmente o professor Válter está de parabéns, porque achou uma forma de enquadrar o projeto na Lei Rouanet, para que tenhamos uma biblioteca e um teatro condignos com o Uniaraxá. Eu fiquei surpreso e agradável, porque tudo vem melhorar para a nossa comunidade e para o Uniaraxá. Está de parabéns a gestão que é feita pela mantenedora e pelo reitor Válter.” Emílio Neumann, presidente do Sindicato do Comércio de Araxá.

“Absolutamente fantástico, lindo! Eu acho que vai ser, de fato, um divisor de águas. Um Centro Universitário com uma estrutura muito boa. Para o interior, o que temos em Araxá já é muito bom e sempre pode melhorar. Lindo e, muito mais que lindo, vai trazer desenvolvimento e muito mais alunos. Nós sabemos que aonde tem um Centro Universitário forte, a economia anda.” Valda Sancez, vice-presidente da Acia.

“Um sonho! A cidade inteira vai ganhar, não só quem frequenta o Uniaraxá. É um sonho para a cidade, um novo espaço que vai ser um monumento e, todos nós, devemos unir esforços para que se concretize.” Itamar Machado, presidente CDL.

Obras no campus

A interligação dos estacionamentos do campus foi inaugurada simbolicamente durante o evento. A obra já concluída vai melhorar o fluxo de veículos nas imediações do campus, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos, atendendo uma antiga demanda da população. Na oportunidade, o presidente da Fundação Cultural de Araxá (FCA), Márcio Farid, e o reitor Válter Gomes, também lançaram a construção do Conjunto 4, prédio que vai abrigar novas salas de aula e laboratórios, com previsão de entrega para janeiro de 2015.

Convênios

Também foram celebrados convênios com a Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio de Araxá (Sindcomércio) e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá para beneficiar seus funcionários que vão queiram ingressar no Ensino Superior. De acordo Válter, os empresários ligados às instituições conveniadas, darão uma contrapartida no valor da mensalidade do aluno, no valor de 30%, o Uniaraxá dará um desconto de 20%, podendo chegar a 25% caso o empresário garanta a adimplência do seu funcionário. “Cabendo então ao aluno, arcar com 45% do valor da mensalidade de seu curso”, explica o reitor.

Novos cursos de graduação

O Uniaraxá lançou também novos cursos, parte deles devem começar a ser oferecidos em 2015, os demais em 2016. A partir do ano que vem a instituição já oferece vagas para os cursos de Estética e Análise de Desenvolvimento de Sistemas, ambos Tecnológicos com duração de dois anos. Já em 2016, o Uniaraxá abre vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Logística. “A escolha desses cursos foi em virtude de pesquisas que foram feitas em Araxá e região, e também de estudos sobre as tendências da educação superior no nosso país”, explica o reitor Válter.

 

Notícias relacionadas