Super banner

Uniaraxá recebe Selo de Instituição Acessível

Uniaraxá recebe Selo de Instituição Acessível

O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) recebeu da Biomob (Soluções Inovadoras para Acessibilidade) o Selo de Instituição Acessível, entrando para o catálogo de cases de sucesso da empresa. A partir de agora, a logomarca do Uniaraxá aparecerá no aplicativo Biomob, criado para divulgar todas as empresas acessíveis nos mais variados segmentos. 

Para garantir o Selo de Instituição Acessível é necessário cumprir os requisitos estipulados pela lei, alcançar os padrões de qualidade estipulados pela Biomob e possuir ações estruturadas e consolidadas nos setores da inclusão e acessibilidade.

Dessa forma, a Biomob, juntamente com a Fada (Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá) visitou algumas empresas de Araxá, incluindo o Uniaraxá, para valiar as ações e captar apoiadores.

Após a visita ao Uniaraxá, constatou-se que a instituição é uma referência em acessibilidade em toda a cidade de Araxá e região. Segundo Ricardo Ramalho, gestor de Recursos Humanos e presidente do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do Uniaraxá, o selo comprova o compromisso da instituição com a acessibilidade plena.

“O recebimento deste selo vem ao encontro da busca em tornar-se uma instituição de ensino superior referência, no que tange não apenas a uma educação de qualidade, mas também quanto à oferta de uma acessibilidade plena”, destaca.

As instituições são avaliadas por um auditor da Biomob, que avalia aspectos como calçada, acesso a veículos, entrada principal, rotas internas, sinalização, banheiros, rampas, vagas destinadas a deficientes, entre outros. O Uniaraxá, além de cumprir todos os requisitos obrigatórios, disponibiliza dois colaboradores específicos para a acessibilidade assistida, sempre que necessário.

“O processo para a certificação e entrega do Selo de Instituição Acessível se deu por visita in loco, além de preenchimento de formulários próprios e obrigatórios da Biomob. Hoje, a instituição é caracterizada por oferecer a acessibilidade plena. Somente em 2018, podemos destacar atividades como a construção de mais rampas de acesso, no Bloco A do Conjunto III, em atendimento a uma solicitação de aluna cadeirante, a instalação de novos apoiadores nos banheiros, ampliação e manutenção dos pisos táteis, implantação da Biblioteca Braille + Digital (Audioteca) e a aquisição de tabletes para estudantes com limitação visual, com aplicativo da Saraiva e leitor para transformar textos em áudios”, pontua Ricardo.

“Além disso, há a oferta de oficinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e de cursos como TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção, Respeito à diversidade e combate à discriminação, Legislação e Políticas Públicas de Inclusão, Como incluir PCD no mercado, Cuidador de Idosos, Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior, entre outros”, conta o gestor.

O selo representa a consolidação de esforços contínuos do Uniaraxá e de seu Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, na promoção de uma educação cidadã, com ética e respeito às pessoas. A conquista deste selo, concedido a um grupo seleto de instituições, demostra o compromisso do Uniaraxá em promover uma educação inclusiva.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *