Da Redação/Raphael Rios – Diversos usuários da Farmácia Municipal que precisam de Amitriptilina (antidepressivo) e Gardenal (convulsões/epilepsia), além do Fenergan (antialérgico também utilizado como calmante), denunciaram ao Diário de Araxá que estão esses medicamentos estão em falta há mais seis meses.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que os remédios estão em falta na lista básica enviada pelo Ministério da Saúde, tem intenção de adquiri-los para atender os usuários, mas, por burocracia no processo licitatório, não há previsão para a reposição do estoque.
“Infelizmente nós precisamos acompanhar um sistema e um fluxo da prefeitura, fazendo a requisição e depois passando por um processo de licitação, que é demorado. Porém, na saúde há muitas coisas de urgência e emergência que não dão para aguardar, e na medida do possível nós vamos agilizar para suprir a falta desses medicamentos”, afirma a secretária Patrícia Auxiliadora da Silva.
“Essa falta de medicamentos é devido à lista básica que o governo (federal) disponibiliza aos municípios e que veio faltando esses medicamentos. A prefeitura está estudando a aquisição dos remédios até chegar uma nova lista do governo”, acrescenta.
A secretária reconhece que os medicamentos têm uma importância grande para o tratamento dos usuários e que a procura é grande. “São medicamentos de uma grande procura. Inclusive, são remédios que o grupo da Saúde Mental fazem uso e diabéticos também. Por isso, há nossa preocupação em suprir os medicamentos”, conclui.