Super banner

Usuários reclamam da falta de medicamentos controlados na Farmácia Municipal

Usuários reclamam da falta de medicamentos controlados na Farmácia Municipal

Medicamentos estão em falta na lista básica do Ministério da Saúde, diz secretária - Foto: Raphael Rios

Da Redação/Raphael Rios – Diversos usuários da Farmácia Municipal que precisam de Amitriptilina (antidepressivo) e Gardenal (convulsões/epilepsia), além do Fenergan (antialérgico também utilizado como calmante), denunciaram ao Diário de Araxá que estão esses medicamentos estão em falta há mais seis meses.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os remédios estão em falta na lista básica enviada pelo Ministério da Saúde, tem intenção de adquiri-los para atender os usuários, mas, por burocracia no processo licitatório, não há previsão para a reposição do estoque.

“Infelizmente nós precisamos acompanhar um sistema e um fluxo da prefeitura, fazendo a requisição e depois passando por um processo de licitação, que é demorado. Porém, na saúde há muitas coisas de urgência e emergência que não dão para aguardar, e na medida do possível nós vamos agilizar para suprir a falta desses medicamentos”, afirma a secretária Patrícia Auxiliadora da Silva.

“Essa falta de medicamentos é devido à lista básica que o governo (federal) disponibiliza aos municípios e que veio faltando esses medicamentos. A prefeitura está estudando a aquisição dos remédios até chegar uma nova lista do governo”, acrescenta.

A secretária reconhece que os medicamentos têm uma importância grande para o tratamento dos usuários e que a procura é grande. “São medicamentos de uma grande procura. Inclusive, são remédios que o grupo da Saúde Mental fazem uso e diabéticos também. Por isso, há nossa preocupação em suprir os medicamentos”, conclui.

Notícias relacionadas