Super banner

Vantagens e desvantagens da Educação a Distância

Vantagens e desvantagens da Educação a Distância

A educação a distância (EaD) está em pleno desenvolvimento e, mesmo favorecendo a inclusão social, a flexibilidade, a liberdade, a comodidade e a praticidade para quem deseja capacitar-se, há quem ainda a veja com certa desconfiança.

Esta modalidade educacional é cercada por mitos e verdades que precisam ser esclarecidos e resolvidos para que a EaD cumpra sua missão de socialização da aprendizagem, ou seja a democratização do ensino.

Pois bem, dentre as vantagens de se estudar a distância podemos elencar, primeiramente, a flexibilização do horário, ou seja você ajusta seu período de estudo de acordo com sua disponibilidade de tempo. Essa vantagem beneficia aqueles que trabalham e não têm como frequentar um curso regular.

Outra vantagem da EaD é a liberdade que ela te oferece para escolher o melhor lugar para realizar seus estudos, sem necessariamente que você tenha um espaço geográfico determinado para este fim. Esta vantagem é um gande benfício para quem tem dificuldade para deslocar-se até a instituição, que muitas vezes pode estar localizada em outras cidades, estados ou até mesmo outros países.

Mais um benefício da EaD é o fato dessa modalidade favorecer a aprendizagem dos adultos, de maneira mais enfática, uma vez que alicerçada na Andragogia, que é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender,  possibilita  a construção de aprendizagens significativas e aplicáveis ao cotidiano desse público. Esse fato beneficia todas as pessoas que se capacitam com o objetivo de aprimorar e aplicar, quer seja no trabalho, quer seja na vida pessoal, todos os conhecimentos edificados.

O uso de tecnologias para “entregar” o conteúdo é mais uma vantagem da educação a distância. Com recursos cada vez mais desenvolvidos, a busca pelo conhecimento se torna cada vez mais fácil uma vez que, na internet, as informações estão à disposição para quem queira usá-las. Porém, existe uma ressalva, é preciso muita cautela na seleção das informações que você usará como base para a construção dos seu conhecimento. Fique atento(a)!

É fato que a EaD não tem apenas pontos positivos, ou vantagens. Assim como a modalidade presencial, ela também apresenta algumas desvantagens.

Uma delas pode recair na escolha do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que nada mais é do que a sua sala de aula virtual. É onde você posta suas atividades, interage com professores e colegas de curso, faz as leituras indicadas, enfim, é o seu espaço de aprendizagem.

Por isso,é imprescindível que as instituições ofertantes de educação a distãncia tenham conhecimento sobre esses ambientes virtuais e que façam uma seleção consciente, considerando não só os aspectos pedagógicos, mas também a acessibilidade, a navegabilidade, verificando se é um ambiente responsivo, ou seja,  que permite o acesso do aluno tanto pelo computador, quanto por tablet e até mesmo por dispositivo móvel, de maneira a garantir a satisfação de todas as necessidades do educando.

É preciso levar em conta se o ambiente é intuitivo, ou seja, se permite ao aluno “navegar” sem maiores dificuldades. Deve-se avaliar também se o AVA escolhido permite a inserção da metodologia idealizada para o curso. Um ambiente virtual que não poprocione uma boa navegabilidade e que dificulte a construção de aprendizagens, por parte do aluno, é um fator desmotivador e com certeza gerador de desistência, evasão.

Outro ponto que pode ser caracterizado como desvantagem na EaD, quando não aplicado corretamente é a questão do feedaback, ou seja, o retorno que o aluno deve receber do tutor e ou do professor.

Na modalidade presencial esse feedback é imediato, pois o professor está no mesmo espaço físico que o aluno. Já na modalidade EaD, há quem diga que a distância física acaba comprometendo um pouco, essa comunicação, que deixa de ser emediata e passa a ser mais morosa, trazendo a sensação de que o feedback deixa a desejar.

Para minimizar e ou sanar esta sensação de “solidão” que você pode sentir quando demora a receber uma resposta do tutor ou do professor, aconselho que estes profissionais acessem o ambiente virtual, pelo menos, duas vezes ao dia, geralmente pela manhã porque terá acesso às dúvidas de quem postou na noite anterior e à noite, pois assim visualizará as dúvidas postadas durante o dia.

E, por falar em tutores, é fundamental que eles se capacitem para exercer a tutoria, pois esta é uma função diferenciada, que exige tempo, comprometimento, habilidade empática e que está diretamente ligada ao sucesso do aluno e do curso.

Para você que é um aluno da modalidade a distância, fica a dica: nunca deixe suas atividades para o último dia! Pode ser que você tenha alguma dúvida em relação à tarefa e que o tutor não o responda em tempo hábil. É viável considerar, também, que possíveis problemas relacionados ao acesso no AVA poderão ocorrer, por exemplo, a plataforma pode estar com algum problema, a internet pode te deixar na mão  e, dessa forma, você perde o direito de reclamar já que deixou a atividade para o  útimo dia, passando a impressão de que não se importa com o cumprimento de prazos ou que não está interessado no curso.

Na lista das desvantagens está também o planejamento educacional quando não elaborado com a devida importância. Dessa forma, para que ele seja considerado uma vantagem, deve ser organizado de maneira a responder os desafios da aprendizagem e, principalmente, oferecer caminhos que conduzam a execução, o acompanhamento e a avaliação do processo ensino aprendizagem.

Toda modalidade educacional requer uma metodologia adequada aos princípios filosóficos e aos objetivos a que se destina. Na EaD não é diferente. Um curso mal estruturado dificulta a construção de aprendizagens uma vez que não existe uma sequência didática em relação aos conteúdos a serem abordados. Essa característica dificulta a compreensão, por parte do aluno, que se sentindo “perdido”, abandona o curso.

Minha sugestão neste quesito é primeiramente para você, aluno. É de sua responsabilidade escolher uma instituição que ofereça tudo o que você busca, necessita e acredita ser necessário para capacitar-se. Portanto, se você fez uma escolha mal feita ou, de repente, foi até intencional, por achar que na faculdade escolhida o estudo seria mais fácil, mais barato, que conseguiria um diploma em menos tempo; deve assumir os riscos e os prejuízos, ou seja, realizar um curso que não te acrescentará nada.

Para as instituições, a minha sugestão é no sentido de atentarem para a realização de um planejamento de curso, criterioso, que considere além do seu público alvo, todos os aspectos relevantes, em termos de metodologia, principalmente no que diz respeito à Andragogia, pois é por meio dela que o aluno construirá aprendizagens significativas e aplicáveis ao seu cotidiano.

Por fim, entre vantagens e desvantagens da educação a distância, o fato é que esta modalidade tem crescido assutadoramente e garantido a disseminação e popularização do conhecimento a todas as pessoas que buscam, na EaD, uma oportunidade melhor de vida.

 

Rosa Bernini é Pedagoga, especialista em Planejamento Implementação e Gestão da Educação a Distânica  e também em Design Instrucional para EaD Virtua.l Atua como Coordenadora Pedagógica na Woli Tecnologia e Gestão em RH e como Superivsora/Diretora na rede Municipal de Educação.

Você no Diário – Saiba como participar também

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *