Super banner
Super banner

Vasco Santos é destaque em projeto voltado para educadores

Vasco Santos é destaque em projeto voltado para educadores

Vasco Santos é destaque em projeto voltado para educadores 1

A Magistra, escola de formação e desenvolvimento profissional de educadores (Escola da Escola), selecionou 120 melhores projetos das escolas estaduais de Minas Gerais e realizou um encontro de 18 a 22 de fevereiro, no Canto da Siriema, em Jaboticatubas. De Araxá, a única escola a participar foi a Vasco Santos com o projeto Simaveando com as Bibliotecárias.

Durante os dias do encontro, as professoras participaram de minicursos, mesa-redonda e relatos de experiência em biblioteca escolar. Em destaque a palestra de José Simões de Almeida Júnior, pesquisador e dramaturgo, com o tema “A Biblioteca Escolar como espaço do conhecimento: onde estão os livros? Onde estão os leitores?”.

Para José Simões, a biblioteca é o coração da escola, é pulsar os desejos da escola. Dentre os minicursos, destaque para modelagem com massinha com o professor, autor e ilustrador de livros infantis, Marcelo Moreira Xavier. Outro destaque foi a professora Ana Paula da Silva, que trabalhou com “Gêneros textuais na escola”.

O projeto Simaveando com as Bibliotecárias da Escola Vasco Santos surgiu após análise do resultado do Sistema Mineiro de Avaliação das Escolas Públicas (Simave). Como ação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), a fim de elevar os índices de proficiência, o objetivo do projeto é trabalhar com a concentração e o senso crítico.

O Simaveando engloba outros projetos na área de leitura e escrita como o Minuto Literário, que acontece toda semana com todas as turmas e servidores da escola, lendo e discutindo sobre o texto apresentado; a Sacola Mágica, que visita as salas de aula com textos de diversos gêneros textuais e atividades surpresas como palavra cruzada, torto, mensagens, caça palavra, numerex, sudoku, jogo dos 7 erros, cruzadox e dominox.

Na área das exatas, o projeto ABRAcaixaCADABRA auxilia o os professores de matemática dos 9º anos do ensino fundamental e 3º anos do ensino médio,  com atividades  como tangran, porcentagens, análise de gráficos, planificação, ampliação e  redução de figuras e ainda cálculo de área, volume e perímetro.

Este projeto foi trabalhado em 2012 pelas professoras bibliotecárias Erlene Catia Borges Ferreira, Daniela Faria Tormin e Maria Helena Araujo Oliveira.

Para apresentação do projeto, participaram as professoras Erlene Catia e Maria Isabel Barreto Radispiel.

Notícias relacionadas