Da Redação – Aconteceu neste 7 de Setembro o Torneio da Indepedência, em Sacramento. O evento foi organizado pelo Clube Sacramentando de Xadrez e Damas. O enxadrista da Academia Araxaense de Xadrez (AAX), Vitor Amorim Fróis, 8 anos, conquistou o torneio, sendo um fato histórico. Não há lembranças de um enxadrista com tão pouca idade conquistar um torneio no Estado de Minas Gerais na categoria Geral.
O evento contou com presença de enxadristas araxaenses e sacramentanos, e Vítor sagrou-se campeão Geral obtendo 4 vitórias e 1 empate. Uma de suas vitórias foi sobre o enxadrista e instrutor da AAX, César Romero Jr., atual líder do Circuito Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas de Xadrez Rápido 2011.
Outra partida de destaque foi o empate de Vitor com o fortíssimo enxadrista sacramentano, o engenheiro Gilberto Cardoso, que terminou o torneio em 2º lugar obtendo 4 pontos. O terceiro colocado foi o enxadrista e presidente do Clube Sacramentano de Xadrez e Damas, José Belisário Pereira, que obteve 3,5 pontos.
A campeã feminina foi a enxadrista sacramentana Júlia Cardoso dos Santos, e a arbitragem ficou a cargo de Kátia Luiza dos Santos Cardoso.
O organizador Gilberto Cardoso destaca também a importante presença foi Osao Nakamura, ensinando Shogui (Xadrez Japonês) e Gomoku-narabé.
Vítor continua seus treinos na AAX com os professores Adriano Pena Ribeiro Lemos, Alexandre Augusto de Oliveira Cobos e César Romero Jr.. No dia 11 de setembro, participa da 3ª Etapa do Circuito Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas de Xadrez Rápido, em Uberaba.
Classificação final
1º – Vitor Amorim Fróis
2º – Gilberto Cardoso
3º – José Belisário Pereira
Classificação por Categorias
Sub-10 feminino
Campeã – Ellen Nara Silva
Sub-10 masculino
Campeão – Vitor Amorim Fróis
Vice-campeão – Marco Túlio Santana Nascimento
Sub-12 feminino
Campeã – Júlia dos Santos Cardoso
Sub-16 masculino
Campeão – César Romero Afonso Goulart Júnior
Vice-campeão – Maxiel Donizete Pereira Mota
21 a 26 anos masculino
Campeão – Saulo Pereira da Costa
27 a 59 anos masculino
Campeão – Gilberto Cardoso
Vice-campeão – José Belisário Pereira
3° lugar – Gilcimar Nunes da Silveira
Veteranos
Campeão – Ezequiel de Mendonça