Super banner

Vítor conquista o 1º Aberto de Xadrez da Escola Dom José Gaspar

Vítor conquista o 1º Aberto de Xadrez da Escola Dom José Gaspar

Foto: Divulgação/AAX

Da Redação – Foi realizado neste fim de semana, o 1º Aberto de Xadrez Escolar da Escola Estadual Dom José Gaspar com a presença de enxadristas das escolas Dom José Gaspar, Armando Santos, Maria de Magalhães e dos Colégios São Domingos e Atena.

Após as quatro rodadas o campeão geral foi o estudante do 4º ano do Colégio Atena a da Academia Araxaense de Xadrez, Vítor Amorim Fróis, que obteve 100% de aproveitamento.

O vice-campeão foi o enxadrista do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dom José Gaspar, Douglas Santos de Lima, e em 3º lugar da mesma escola e serie, o enxadrista Matheus Monteiro de Souza.

A campeã feminina foi a enxadrista do 6º ano do Colégio São Domingos e da Academia Araxaense de Xadrez, Sabrina Guimarães Leite.

A Dom José Gaspar foi uma das três escolas da cidade homenageada recentemente pelo bom desempenho na Educação. Com isso, a Escola recebeu do Governador do Estado Antonio Anastásia o prêmio pelo ótimo resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No xadrez, a escola vem sendo destaque em Araxá, dando início a um trabalho de incentivo a prática do xadrez dentro do ambiente escolar. A responsável por este trabalho é a bibliotecária da escola professora Maria Tereza.

Ela iniciou as atividades no primeiro semestre deste ano, colocando jogos de xadrez em algumas mesas da biblioteca. Durante os intervalos das aulas e nos recreios diversos alunos vão para biblioteca para jogar.

<p>Ela diz que tem alunos que nem ligam para os lanches da escola e preferem jogar xadrez. Os resultados são bons e depois desta ideia a escola conquistou diversos torneios com seus alunos.

O torneio teve arbitragem do professor Adriano Pena Ribeiro Lemos e o apoio da Academia Araxaense de Xadrez, que disponibilizou todo material necessário para realização do evento.

O próximo compromisso do campeão Vítor será o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2012 que acontecerá entre os dias 21 e 23 de setembro na cidade de Juiz de Fora. Vítor é o atual campeão Brasileiro de Xadrez Escolar na categoria 3º ano do Ensino Fundamental e este ano ele estará na categoria 4ª ano.

Veja a lista dos três melhores em todas categorias.

Categoria 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Campeão: Antonio Eduardo Ribeiro Rocha e Silva – Colégio São Domingos e Academia Araxaense de Xadrez

Categoria 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Campeão: Marcello Magalhães Brunacci – E. E. Maria de Magalhães

Vice-campeão: Fernando Batista Santos – Colégio São Domingos e Academia Araxaense de Xadrez

3º Lugar: Alexandre Miranda Vieira – E. E. Armando Santos

Categoria Ensino Médio

Campeão: Nathan Makoly de Lima – E. E. Dom José Gaspar

Vice-campeão: Éric de Paula Cruz – E. E. Dom José Gaspar

3º Lugar: Gustavo Ribeiro Roque – – E. E. Dom José Gaspar

Notícias relacionadas