Super banner

Araxá está entre os dez destinos turísticos indutores contemplados pela Setur

Araxá está entre os dez destinos turísticos indutores contemplados pela Setur

A Prefeitura de Araxá e o Circuito Turístico da Serra da Canastra participaram da reunião que apresentou o Estudo de Competitividade dos Destinos Indutores de Minas Gerais, realizada na semana passada, em Belo Horizonte. O projeto segue a política nacional do Ministério do Turismo, que no ano passado selecionou 65 destinos turísticos do Brasil com foco na recepção de turistas internacionais.

Em Minas, foram escolhidas as cidades de Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina e Belo Horizonte. Este ano, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vai contemplar mais dez destinos turísticos, através de pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), incluindo Araxá, com foco nos turistas brasileiros.

O coordenador do Núcleo de Turismo da FGV, Luiz Gustavo Barbosa, destacou a organização das associações de circuitos turísticos de Minas. “Isso é um passo fundamental para o desenvolvimento do turismo em qualquer Estado.”

Durante a reunião, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, anunciou que os trabalhos vão iniciar no próximo dia 25 e a pesquisa está prevista para ser concluída em agosto. A partir disso, a Setur vai trabalhar os dez municípios como indutores. “O objetivo da Setur é que esses municípios alcancem padrão de excelência para se tornarem referência de destino para o turista nacional”, destaca Érica.

O estudo não vai resolver problemas, mas sim dar um mapa do que os municípios precisam fazer em busca de soluções. O estudo analisará dimensões como infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, política pública, economia local, aspectos sociais, acesso, atrativos turísticos, cooperação regional, capacidade empresarial, marketing, monitoramento, aspectos culturais e aspectos ambientais e capacidade de gestão.

Pela prefeitura estiveram presentes o prefeito Jeová Moreira da Costa e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, e pela Associação do Circuito Turístico da Canastra participaram o presidente José Ramos Zago e a gestora Ana Raquel Paiva.

Notícias relacionadas