Super banner
Super banner

Câmara da Mulher outorga o Prêmio Carlota de Melo

Câmara da Mulher outorga o Prêmio Carlota de Melo

A Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA outorgou o Prêmio Dona Carlota de Melo à empresaria Maria Goretti da Silva. A solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher aconteceu na noite desta segunda-feira, 14, no Teatro Municipal. O Prêmio Carlota de Melo foi entregue juntamente com a outorga da Medalha Leonilda Montandon promovida pela Câmara Municipal.

A presidente da Câmara da Mulher da ACIA, Ana Luiza Borges, compôs a mesa de autoridades ao lado do presidente da Câmara, Carlos Roberto Rosa, da vice-prefeita Lídia Jordão, do deputado estadual Bosco, da secretária de Educação Gessy Gloria Lemos e dos vereadores Fabiano Cunha e Mauro Chaves. Segundo Ana Luiza, este foi o décimo quarto ano da parceria entre a Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA com a Câmara Municipal de Vereadores para homenagearem as mulheres de destaque em Araxá.

Segundo Ana Luiza, a Dona Carlota de Melo foi Presidente de Honorária da ACIA ainda na primeira metade do século XX por sua atividade comercial e, principalmente, por suas atividades classistas. “O Prêmio Carlota de Melo faz um resgate da atividade empreendedora homenageando anualmente uma mulher que se destacou durante o ano que passou”, afirma Ana Luiza. Maria Goretti recebeu o prêmio das mãos da diretora Maria Auxiliadora Santos.

A homenageada com o Prêmio Carlota de Melo 2016 foi a empresaria Maria Goretti proprietária da lanchonete O Rei do Pão de Queijo e do restaurante Fogão de Lenha. Ela nasceu em uma fazenda em Medeiros. A família do senhor João Cipriano da Silva e de Dona Maria Alexandre da Silva era composta por 13 filhos. Há 33 anos, com 16 anos, Goretti veio para Araxá. Aqui, ela começou a trabalhar como faxineira, lavadeira e passadeira. À noite, produzia peças de artesanato.

Dos 20 aos 35 anos costurou em um ateliê junto com sua cunhada, Maria Esther Secato, a quem considera como uma irmã do coração. Viu oportunidade de negócio em um pequeno corredor de cinco metros quadrados na rua Belo Horizonte. Colocou em prática as receitas de quitandas que aprendeu com a mãe na fazenda. Levantava ás três horas da manhã e seu meio de transporte era a bicicleta. Quando chovia ela ia com a sombrinha na bicicleta e até às oito horas fazia as quitandas e depois ia para o ateliê.

Manteve este ritmo por dois anos. Quando optou, definitivamente pelas quitandas. Com a presença constante de Goretti O Rei do Pão de Queijo ganhou impulso e começou a crescer. Depois de 13 anos, ela ampliou as atividade e abriu ao lado o restaurante Fogão de Lenha que já existe á dois anos. Hoje, o restaurante, além do self servisse do almoço, oferece jantar a la carte e petiscos. Goretti supervisiona, pessoalmente, a linha de produção e faz controle de qualidade de tudo.

A palavra chave de sua vida é a inovação. Ela busca sempre novas propostas e procura aprimorá-las. As ideias, Goretti procura no contato direto com os clientes ao checar a opinião deles sobre os produtos. Possui três filhos, Leiliane, Adoniran e Elton. Goretti considera que com o trabalho, dedicação e persistência podemos chegar onde desejamos.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x