Chefs do Copacabana Palace comandam os festins do Festival de Araxá

Chefs do Copacabana Palace comandam os festins do Festival de Araxá

A 7ª edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá começa na próxima quinta-feira (24), novamente no pátio da Fundação Calmon Barreto, no histórico prédio que abrigou a antiga estação ferroviária da cidade.

O festival tem foco na alta gastronomia e na música instrumental, mais fortemente jazz, blues e choro, e em 2014 fará uma homenagem especial a dois ícones da hotelaria brasileira – o Grande Hotel de Araxá, que completa 70 anos, e o Hotel Copacabana Palace, no auge dos 90 anos.

Para aumentar ainda mais o charme do evento, três renomados chefs do Copacabana Palace comandarão os Festins, que são jantares de luxo realizados em tendas transformadas em restaurantes. Focados na culinária mineira com o toque de cada especialidade, os chefs Paulo Maneira, Itamar Araújo e Rafael Hidaka apresentarão a Cozinha do Copacabana Palace nas três noites do evento.

Paulo Maneira

Natural de Araxá, o chef Paulo Maneira chegou ao Rio de Janeiro em 2008 em busca do sonho de comandar a própria cozinha. Hoje, aos 28 anos, é responsável pela cozinha do restaurante Pérgula no hotel Copacabana Palace.  Ao concluir o curso de Culinária do Senac de Belo Horizonte, conseguiu trabalho no restaurante Gourmet Praia, na Vieira Souto. Foi lá que conheceu o chef José Hugo Celidônio que tornou-se seu principal mentor profissional. Mesmo longe de Minas Gerais, o chef faz questão de levar os quitutes locais para o hotel Copacabana Palace. Na Pérgula, a beira da piscina, ele serve pão de queijo com linguiça mineira, franguinho da fazenda com quiabo e sua especialidade, leitãozinho na brasa com feijão tropeiro. No dia 24/7 (quinta), às 22h, ele comanda o Festim do Festival de Araxá com pratos do cardápio do Restaurante Pérgula.

Itamar Araújo

O novo sous chef executivo responsável pela gastronomia do hotel mais famoso do Brasil, Itamar Araújo é jovem e está no auge da sua carreira. Aos 32 anos, o carioca começou sua estrada aos 15, ao lado de Dominique Raymond (Le Champs Elysèes). Ao longo dos anos, também trabalhou com os maiores nomes da cidade como Pascal Jolly, do restaurante Chez L’Ami Martin; Danio Braga, quando tinha o Locanda della Mimosa e Christopher Lidy, do Garcia & Rodrigues. Antes de ser convidado para sous chefe executivo do hotel, função que, além de gerenciar todos os restaurantes, também elabora e executa todo o cardápio dos grandes eventos, Itamar Araújo trabalhou como braço direito de Felipe Bronze na cozinha do Oro. Seu festim no Festival de Araxá no dia 25/7 (sexta), às 22h, será sobre o Restaurante Cipriani. O valor por pessoa é R$175,00.

Rafael Hidaka

O paulista Rafael Hidaka é o chef do novo restaurante pan-asiático do Hotel Copacabana Palace. Consultor em gastronomia japonesa, tem expertise na implementação de sushi em cardápios e treinamento de equipe para o preparo do prato. Seu trabalho é conhecido pelo foco na qualidade e excelência do sushi, desde o corte do peixe até o preparo dar receita. Tem experiência na elaboração de Menu Degustação e é muito solicitado para eventos particulares em residências. Trabalhou no exterior, no Japão e Argentina, e foi chefe convidado para eventos e workshops no Congresso Internacional de Gastronomia Mesa Tendência. Com conhecimento dos idiomas inglês, espanhol e japonês, Hidaka também tem talento para truques de mágica e pirofagia. O chef Rafael Hidaka comandará o Festim do dia 26/7 (sábado), com iguarias do Restaurante MEE (asiático).

Notícias relacionadas