Conquistas importantes em 2015 comprovam potência educacional do Uniaraxá

Conquistas importantes em 2015 comprovam potência educacional do Uniaraxá

O Uniaraxá continua, nesta semana, com a retrospectiva do que aconteceu, em 2015, e, que foi notícia. Na semana passada, foram destaques: (7º) Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Uniaraxá é reconhecido pelo MEC; (6º) Uniaraxá têm Cursos estrelados mais uma vez pelo Guia do Estudante; e (5º) Alunos retornam do Projeto Rondon com experiências inesquecíveis e aprendizado para a vida. Confira abaixo o que o Grupo de Gestores do Uniaraxá ranqueou entre as principais ações que envolveram a Instituição e que trazem benefícios diretos para a Comunidade Acadêmica.

4º lugar – Uniaraxá e FAPEMIG renovam convênio para Projetos de Iniciação Científica

O Uniaraxá e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) renovaram convênio para fomentar pesquisas e projetos científicos inovadores e tecnológicos que possam auxiliar no desenvolvimento econômico e social da região e também do Estado. Diferentemente de outros anos, em que o convênio era firmado anualmente, em 2015, foi celebrado com duração para os próximos cinco anos; além da ampliação no número de bolsas para Iniciação Científica, comprovando a qualidade e seriedade do trabalho de professores e alunos nos Projetos de Pesquisas, realizados pelas equipes do Uniaraxá.

3º lugar – Uniaraxá inaugura Conjunto 4

Após aproximadamente um ano e meio de construção, o Uniaraxá inaugurou em dezembro de 2015, o quarto bloco de salas de aula e laboratórios. Feito em estrutura moderna, o Conjunto 4 foi construído para melhorar a comodidade para os alunos e ofertar mais salas de aula e laboratórios para a Comunidade Acadêmica, que tem crescido a cada ano. Atualmente, o Conjunto 4 abriga as salas dos Cursos de Engenharia e já foi preparado para receber um novo andar, assim que a demanda por novos cursos for surgindo. Na inauguração, diversas autoridades conferiram de perto o novo espaço construído.

2º lugar – Prefeitura doa definitivamente área ao Uniaraxá

2015 foi um ano de muitas conquistas e a doação da área onde hoje funciona o Instituto de Ciências da Saúde e seus Laboratórios, a Clínica de Fisioterapia, o Auditório do Tribunal do Júri e a Fundação Cultural de Araxá foi uma das melhores notícias do ano. Após anos atuando na área em regime de cessão por tempo determinado, o prefeito Aracely de Paula doou definitivamente, com aprovação da Câmara Municipal, o espaço que compreende 34,8 mil m² à Instituição. Quando assumiu o espaço, o Uniaraxá se deparou com um local abandonado e que levava risco à comunidade da região. Porém, realizou diversos investimentos e garantiu o bom uso do espaço para que ele servisse prontamente à coletividade.

O reitor do Uniaraxá, professor Válter Gomes, destaca que a ampliação no número de bolsas e a renovação do convênio com a FAPEMIG, por cinco anos, comprovam a seriedade do Uniaraxá no trato das questões relacionadas à captação de recursos para Iniciação Científica e a boa qualidade das ações desenvolvidas. “A ampliação do espaço físico, por meio da inauguração do Conjunto 4, com novos ambientes para salas de aulas e laboratórios, era uma necessidade imediata em virtude do crescimento da Instituição. A doação da área pelo Poder Público (Prefeitura e Câmara Municipal), era uma reivindicação antiga e faz jus à boa e à adequada utilização do imóvel, que hoje traz benefícios para a comunidade de Araxá e região.” Ainda, segundo ele, além da formação de cidadãos e profissionais para o mercado de trabalho, o Uniaraxá colabora de forma significativa com a comunidade por meio de projetos sociais, prestação de serviços e ações de inclusão. “Os eventos classificados em quarto, terceiro e segundo lugares enchem o Uniaraxá de condições e oportunidades para a continuidade de suas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão”, completa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário: