Prefeitura reitera compromisso em viabilizar campus da UFTM

Prefeitura reitera compromisso em viabilizar campus da UFTM

A instalação de um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Araxá foi pauta de uma reunião estimulada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias, Geraldo Lima Júnior, com a reitora da instituição, Ana Lúcia de Assis Simões, no último dia 22 de outubro, em Uberaba. O secretário foi acompanhado pelo assessor Pedro Cândido Neto e pelo representante da Fundação Maçônica de Araxá, Osvaldir Caetano (Quati).

O objetivo do encontro foi reforçar, junto à reitora, o comprometimento da Prefeitura de Araxá, da Fundação Maçônica e demais parceiras em viabilizar a instalação de um campus da universidade em Araxá.

“A reitora nos recebeu com muita simpatia e demonstrou todo o interesse na instalação de um campus da UFTM em Araxá, mas, ela foi precavida e muito cautelosa quando o assunto entrou na marcação de datas para a instalação desse campus, principalmente, por causa do atual momento político, econômico e de instabilidade pelo qual estamos atravessando no país”, explica o secretário Geraldo Lima Júnior.

A reitora destacou que a UFTM está enfrentando dificuldades financeiras em Uberaba e no campus de Iturama, em virtude dos cortes no orçamento promovidos pelo governo federal e pela manutenção de um campus universitário ser muito alto, pois engloba custeio mensal com salários e encargos de professores, instalações de laboratórios, biblioteca e demais equipamentos, que seriam imprescindíveis para o funcionamento do campus em Araxá.

De acordo com secretário Geraldo Lima Júnior, a reunião com a reitora da UFTM foi extremamente positiva para esclarecer a comunidade de Araxá sobre o andamento do processo de instalação de um campus de uma universidade federal na cidade.

“O compromisso que fizemos entre a reitora da UFTM, Fundação Maçônica e Prefeitura Municipal de Araxá foi no sentido de continuar as conversações e empreendendo as ações necessárias e possíveis, visando a instalação desse campus da Universidade em Araxá, tão logo, as condições conjunturais do país assim possam permitir”, conclui o secretário.26

Notícias relacionadas

Deixe um comentário: