Sebrae apresenta projeto para desenvolver o comércio e o turismo de bem-estar

Sebrae apresenta projeto para desenvolver o comércio e o turismo de bem-estar

Da Redação – Revitalizar o meio urbano de Araxá, transformando-o em um local agradável, que propicie tranquilidade e qualidade de vida para moradores e turistas é o objetivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Minas Gerais, Prefeitura de Araxá e do Grupo de Desenvolvimento de Ações Estratégicas (GDAE) por meio do Projeto Araxá – Cidade do Bem-Estar.

O projeto consiste no desenvolvimento de identidade visual urbana, reconfiguração e ampliação do conjunto da Encosta do Cristo, transformações nas avenidas Imbiara e Wilson Borges e criação do Jardim Gastronômico. As ações foram apresentadas a representantes de diversas identidades em Araxá na tarde de ontem (31), no Tauá Grande Hotel.

As melhorias e modificações na área urbana formarão o Circuito dos Sentidos (visão, olfato e paladar) – roteiros que retratam as características da cidade, incorporando o conceito de bem-estar, comum no complexo termal, à área urbana.

O Circuito da Visão será implantado no Conjunto da Encosta do Cristo e prevê a recuperação da cobertura vegetal, criação de novos acessos e percursos na mata, trilha ecológica, espaço para museu e jardim botânico.

A concentração de vários restaurantes na avenida Imbiara é fator determinante para a criação do Circuito do Paladar. O alargamento de calçadas e o plantio de árvores frutíferas do cerrado como Araticum, Tamarindos, Gabirobas e Cagaitas valorizará a região. O grande destaque do circuito será o Jardim Gastronômico.

A implantação de duas faixas de ciclovia na avenida Wilson Borges e a melhoria do piso da pista de caminhada – separadas por faixa de jardim com flores aromáticas – formarão o Circuito do Olfato. Por toda extensão da avenida haverá intervenções para garantir prioridade ao pedestre, como elevação do piso em locais de travessia de pessoas e bicicletas. Praça para crianças, praça de alongamento e praça de exercícios também estão previstas no projeto.

A analista do Sebrae Minas, Nayara Montandon, afirma que a parceria entre o Estado e agentes desenvolvedores da cidade será essencial para o sucesso e a viabilização do projeto.

Para ela, “ao revitalizar a área urbana de Araxá todos serão beneficiados. A população, que ganha um centro revigorado, corredores inteligentes de trânsito e novas opções de lazer, e os setores de turismo e comércio, que ganharão alternativas turísticas, novos clientes e visitantes”.

O escritório Jorge Wilheim Consultores Associados, responsável pelos planos urbanísticos de Curitiba, Joinville, Goiana, entre outros, desenvolveu o projeto.

Notícias relacionadas