Super banner
Super banner

Troque o cigarro por uma atividade física regular, destaca campanha

Troque o cigarro por uma atividade física regular, destaca campanha

O dia 29 de agosto é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo e neste ano a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), contagiada pelo espírito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, quer mobilizar as pessoas a trocarem o cigarro por uma atividade física regular.

Com o slogan “Atitude gera saúde: troque o cigarro por uma vida saudável”, a campanha está disponível na página http://www.saude.mg.gov.br/vidasaudavel, no Facebook, no blog, no Twitter e no Instagran da SES-MG.

O objetivo é divulgar nas mídias sociais dicas para ajudar as pessoas a pararem de fumar, incentivar a prática de esporte, falar dos males provocados pelo cigarro e compartilhar histórias de quem conseguiu abandonar o vício.

Razões para parar de fumar não faltam. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.

O tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema); 30% dos diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado); 25% das doenças coronarianas (angina e infarto) e 25% das doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Além disso, também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como – tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um dia depois de parar de fumar as mudanças no corpo e na mente já podem ser percebidas. Então, se uma pessoa parar de fumar hoje, amanhã os pulmões funcionam melhor e a oxigenação no sangue se normaliza.

Após um ano, o risco do infarto do miocárdio é reduzido à metade. E em 10 anos, o pulmão do ex-fumante será igual à de uma pessoa que nunca fumou. Confira outros benefícios de parar de fumar no blog da SES-MG.

Como parar?

O tabagismo é uma doença que causa dependência química. Por isso, muitas pessoas têm dificuldade de parar de fumar sozinhas. Mas segundo a referência técnica do Programa de Controle do Tabagismo da SES-MG, Nayara Resende, o primeiro passo é tomar a decisão e, se achar necessário, procurar ajuda de profissionais médicos.

Essa ajuda pode ser encontrada no Sistema Único de Saúde (SUS), que por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem acolhimento e tratamento gratuitos pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). No Estado de Minas Gerais atualmente 673 municípios oferecem o tratamento para cerca de  41.562 tabagistas.

O Programa de Controle do Tabagismo (PCT) no Estado inclui ações como a redução da prevalência de fumantes, a redução da iniciação, a proteção ao fumante passivo, o programa de cessação de fumar, campanhas de mobilização e regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas e de mobilização de políticas e iniciativas legislativas e econômicas. Essas ações têm como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.

O usuário que deseja parar de fumar pode procurar a UBS mais próxima de casa e preencher uma ficha de cadastro individual. Em seguida, será acolhido e avaliado por uma equipe de saúde. Essa avaliação inclui uma investigação das principais doenças e fatores de risco relacionados ao tabagismo, bem como da avaliação do grau de dependência da pessoa ao cigarro, seu estágio de motivação e suas preferências de tratamento.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x