Super banner

Contraprova de idosa que teve morte confirmada por coronavírus dá negativo; PMA emite nota dizendo que um exame não invalida o outro

Contraprova de idosa que teve morte confirmada por coronavírus dá negativo; PMA emite nota dizendo que um exame não invalida o outro
Foto: Imagem ilustrativa

A contraprova do exame da idosa de 89 anos falecida no dia 19 de abril circulou nas redes sociais na noite desta sexta-feira (8), apresentando resultado “não detectado” para Covid-19.

Ela entrou no número de casos confirmados da doença no Boletim Epidemiológico de Araxá do dia 14 de abril, e veio a óbito cinco dias depois. A idosa ficou 11 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa.

A contraprova foi coletada no dia 16 de abril e o resultado “não detectado” foi impresso via web no dia 22 de abril, às 7h37, mas só veio à tona no dia de ontem (8) pelas redes sociais.

O Diário de Araxá, conversou com familiares da idosa e indagou o por quê do resultado só ter circulado 16 dias depois de ser impresso. Eles relataram que cobraram do hospital a contraprova e depois de ser coletada, precisaram cobrar insistentemente o resultado, que só foi repassado, segundo eles, no dia 8 de maio.

Os familiares relatam que nunca acreditaram que a idosa estivesse infectada pela Covid-19, dizendo que o motivo da internação foi por complicações no coração.

Relatam ainda que após a divulgação do primeiro exame, que resultou positivo, a paciente e a família foram ofendidos nas redes sociais e também presencialmente. Diante de tudo que passaram, estão avaliando se vão acionar a Justiça.

Posicionamento da Prefeitura de Araxá

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde se manifestou na tarde deste sábado (9). Confira.

A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a paciente de 89 anos que faleceu em Araxá por Coronavírus, esteve internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Araxá.

No terceiro dia de sintomas do virus Covid 19, foi testada através do exame PCR e seu resultado foi positivo.

Toda a assistência oferecida está de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

Como protocolo interno da UTI do Hospital Santa Casa, foi realizado no 10° dia um segundo exame que é chamado contraprova, porém teve como objetivo verificar o nível da carga viral para analisar a possibilidade de liberar a paciente do isolamento dentro do hospital.

 Um exame não invalida o outro.

A paciente veio a falecer antes do resultado de seu segundo exame portanto, o protocolo do Ministério da Saúde é seguir os processos de sepultamento com resultado positivo por questões de segurança.

Fonte: Redação - Diário de Araxá

Notícias relacionadas

35 Comentários

  1. Silvia

    <span>O PCR (exame de laboratório que usa enzimas para detectar a presença do vírus no paciente) é eficiente no início da infecção. Já o exame de sorologia pesquisa pelos anticorpos ativados pelo vírus e é mais adequado tardiamente. Quando se pedem exames em momentos distintos do indicado, o resultado é negativo, mas falso”, afirma o infectologista.</span>
    <br>
    https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/05/10/interna_gerais,1145961/por-que-a-realidade-do-coronavirus-em-minas-esta-mascarada.shtml

    Responder
  2. franco

    desde o dia 8/05 não tem boletim oficial sobre Corona acho que depois da mentira do
    exame não precisa mais do boletim

    Responder
  3. Frederico Primata
    Frederico Primata

    "o volume de resultados “a confirmar” em Minas é dos maiores do Brasil, fato endossado por especialistas e que engrossa a subnotificação de registros de contaminação e morte pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), bem como os descartados. Pelas informações transmitidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) ao Ministério da Saúde (MS), Minas seria o quarto estado com menos mortes proporcionais à população e um dos que menos doentes apresenta. Mas, quando esse número é confrontado pelo ritmo de diagnósticos de casos pendentes, a confiança estatística e o desempenho estadual despencam."

    https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/05/10/interna_gerais,1145961/por-que-a-realidade-do-coronavirus-em-minas-esta-mascarada.shtml?utm_source=hardnews&utm_medium=&utm_campaign=score&utm_term=engaged

    Responder
  4. Silvia

    É impressionante a ignorância das pessoas. É muito mais provável que o segundo exame seja um falso negativo (como pode acontecer em gravidez, por exemplo) do que o primeiro ter dado falso positivo (praticamente impossível de acontecer pq o exame encontrou o vírus no corpo dela). Vários fatores podem interferir no segundo resultado, como, por exemplo, o local da coleta da amostra, o dia (pode ter passado muitos dias e o vírus já estava em nível bem inferior), a demora para a realização do exame após a coleta (o vírus pode morrer nesse meio tempo) etc. Eu sou crítica de todo o serviço público da cidade pq ele é contaminado por um coronelismo asqueroso, mas neste caso específico foi seguido o protocolo do Ministério da Saúde.

    Responder
  5. Carla Rosa

    Se um não inválida o outro e o Presidente que deu positivo no primeiro exame?Ela morreu do coração por conta dos remédios dados para combater o covide 19 .O mesmos faz vc ter taquicardia e ela estava com problemas no coração.Antes vc ia na UPA e tudo era viroses. Depois tudo era dengue. Agora covide 19.T odos sabem que uma boa porcentagem de pessoas com óbito por covide morreram por outras doenças. Infelizmente .

    Responder
  6. Crust

    Infelizmente o Brasil está passando por uma guerra política, e quem sai perdendo é o povo brasileiro.
    Não existe humanidade,na politicagem só existe interesse. E nesses conflitos de interesses ,não existe espaço para o respeito com o cidadão.
    O povo sabe o que realmente está acontecendo,é muito nítido.
    O colapso vai ficar pior, vai ter desemprego, fome , desespero. A verdade precisa ser mais valorizada.
    A maior parte desse índice de mortes por covid,não acredito ser verdadeira.
    Então continuaremos a mercê desse jogo sujo,imundo com a vida dos cidadãos brasileiros.
    "Brava Gente Brasileira"
    Que servem aos seus políticos.

    Responder
    1. Denise Gonçalves
      Denise Gonçalves

      Lívia Macedo possivelmente não pois trataram o vírus mas o corpo fica debilitado e a idade avançada contribui para o pior. Mas pessoas de todas as idades estão morrendo com as consequências desse vírus. Roguemos a Deus para um medicamento pouco agressivo pois a vacina ainda demora.

      Responder
  7. Giovani Leonel
    Giovani Leonel

    Asa prefeituras precisam dos mortos pra receber dinheiro e gastar sem licitação!!! Hoje as informações estão todas disponíveis o tempo todo, só prestar atenção!! Quantos falsos positivos pra covid já foram informados pelo Brasil afora??! Quantas famílias já foram humilhadas ao sepultar seus entes queridos como indigentes contaminados???!

    Responder
  8. Denise Gonçalves
    Denise Gonçalves

    Um exame não invalida outro, pesquisem, vários pesquisadores na Internet explicam a questão. Tenhamos boa vontade, aceitação e senso de justiça. Toda doença tem avaliação clínica além de resultados de exames, se não fosse não precisávamos de médicos.

    Responder
  9. Tatiana Tavares Borges
    Tatiana Tavares Borges

    Absurdo ,eles não aceitam que estavam errado, e só tacar um processo nesses povo ,que eles aprendem a respeitar as pessoas .
    COM ESSA POLITICAVIRUS SO SE MORRE DE COVID TEM DÓ.
    POVO SEM NOÇÃO

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *