O Governo de Minas aumentou a oferta de cursos gratuitos através da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). As duas universidades oferecem, além dos cursos regulares para aproximadamente 30 mil estudantes, outras possibilidades de ensino presencial, semipresencial ou a distância para profissionalizar cidadãos em diversas áreas.
Com a expectativa de expandir a sua atuação nas áreas em que se destaca, pesquisa e extensão, a Unimontes está com 500 vagas abertas e gratuitas para municípios onde existem polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os cursos online são os seguintes: Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Saúde Pública, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Tecnologia em Sistemas para Internet.
Esse projeto é possível através de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As inscrições poderão ser feitas até 31 de agosto pelo endereço eletrônico www.ceps.unimontes.br Segundo a Unimontes, o processo seletivo contempla o sistema de reservas de vagas e tem caráter eliminatório e classificatório, com provas de múltipla escolha e conteúdos específicos que serão aplicadas no dia 7 de janeiro de 2018, nos polos escolhidos pelos candidatos no ato da inscrição.
Podem concorrer às vagas, os candidatos que já tenham concluído o ensino médio ou equivalente. As aulas vão ocorrer na modalidade de educação a distância em municípios-polo que integram o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), conforme o quadro abaixo.
Na Uemg
Também pelo ensino a distância, a Uemg está finalizando, neste semestre, as turmas de graduação em Administração Pública e Pedagogia. Novas turmas deverão ser oferecidas em 2018 após aprovação de novo convênio com o Ministério da Educação, previsto para ocorrer até o fim deste ano.
A realização desses cursos se dá em parceria com o Sistema UAB/Capes, de modo que outras ofertas dependem da divulgação de novos editais do Ministério da Educação, o que deve ocorrer até o fim deste ano para novas turmas em 2018.
Cursos de extensão
A extensão tem sido um caminho bastante explorado pela Universidade do Estado de Minas Gerais para melhorar a qualificação dos profissionais diversos formados pela própria Uemg e em outras instituições.
Ainda na modalidade EaD, a Uemg oferta regularmente cursos de extensão gratuitos. No dia 21 de agosto serão abertas inscrições para ‘Introdução a EaD’, ‘Moodle Básico’, ‘Coordenadores de Tutoria em EaD’ e ‘PREZI’. As aulas começam no dia 5 de setembro.
Não terá prova na cidade de Araxá então, ou entendi errado?
No caso Araxá não tem polos destas universidades, mesmo assim tem como fazer graduação nas mesma?
São vagas para Ensino a Distância (EaD). As provas tem que ser realizadas nos locais indicados, de acordo com a escolha do curso.
Os cursos ofertados são de Ensino a Distância (EaD). As provas devem ser feitas nas cidades, de acordo com a escolha do curso.
Deytson, essas universidades estão em parceria com a UAB , Universidade Aberta do Brasil. Em Araxá tem um polo da UAB que fica numa sala abaixo do SENAI.