Super banner

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta gratuitamente em Araxá nesta quinta

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta gratuitamente em Araxá nesta quinta

Araxá recebe mais um concerto gratuito da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, nesta quinta-feira (7), feriado da Independência do Brasil. A apresentação acontece no Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), a partir das 19h30.

Com um repertório diverso, de diferentes épocas e compositores, a Filarmônica fará um grande passeio pela história da música orquestral, apresentando “grandes clássicos que certamente todos vão reconhecer”, como comenta o maestro José Soares.

Os repertórios contam com o universo sinfônico brasileiro e internacional, como Carmen, de Bizet; A bela adormecida, de Tchaikovsky; Batuque, de Lorenzo Fernandez; Mourão, de Guerra-Peixe, e obras do universo popular arranjadas para orquestra, como Corta-jaca de Chiquinha Gonzaga (com orquestração de Anderson Alves), e Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento (com orquestração de Nelson Ayres).

A apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais tem a parceria da Prefeitura de Araxá e da Fundação Cultural Calmon Barreto. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e CBMM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A realização é do Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

“Temos muito orgulho de, juntamente com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, proporcionar momentos de lazer e cultura para nossa Araxá. Esperamos que todos aproveitem a apresentação com suas famílias e amigos”, ressalta Álvaro Rezende, analista de Relacionamento com a Comunidade da CBMM.

Ações educativas

Nos dias 5 e 6 de setembro, das 19h às 22h, palestras voltadas a músicos de Araxá serão ministradas por musicistas da Filarmônica, na Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente).

Já no dia 6 de setembro, às 15h, no Centro Cultural Uniaraxá, a Orquestra faz um concerto didático gratuito para alunos da rede pública, com idades entre 6 e 14 anos, previamente selecionados pela Secretaria Municipal de Educação.

A presidente da FCCB, Cynthia Verçosa, enfatiza a importância da passagem da Filarmônica por Araxá. “Por meio de parcerias como esta, temos a possibilidade de trazer para a população, de forma gratuita, uma das principais orquestras do Brasil. O projeto se fortalece ainda mais pelo fomento do ensino da música e do estímulo de aspectos culturais e educacionais. São ações que promovem um verdadeiro intercâmbio de experiências”, destaca.

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta gratuitamente em Araxá nesta quinta 1

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *