Super banner

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresenta em Araxá

Araxá é a décima quarta cidade de Minas a receber mais um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Na noite de hoje (23), o grupo apresenta-se às 19h30 no Cine Teatro Brasil. Sob a regência do maestro Charles Roussin e com participação de Pedro Paulo, no fagote solo, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais tem no repertório obras de artistas mundialmente conhecidos, como Vivaldi, Pietro Mascagni e Mozart. As apresentações pelo interior do Estado fazem parte do projeto de circulação 2008 e têm entrada franca.

Tendo em vista a importância da democratização do acesso à cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação Clóvis Salgado levam ao interior do Estado atividades dos corpos artísticos do Palácio das Artes. Em 2007, mais de 210 municípios receberam apresentações da Cia de Dança, da Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais, da Orquestra Jovem e de grupos de câmara. A Orquestra Sinfônica apresentou-se em 18 cidades, para um público aproximado de 18 mil pessoas.

Sinfônica

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado (FCS). Com atuação diversificada, apresenta óperas, balés, concertos e espetáculos ao ar livre na capital e no interior. Seu repertório abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo. A Orquestra faz apresentações ao longo de todo o ano, participando de inúmeros projetos da FCS para divulgação da música erudita.

Charles Roussin

Graduado em Violão Clássico e em Regência de Orquestra pela UFMG, Charles Roussin tem atuado intensamente na divulgação da produção brasileira contemporânea, tendo sido responsável pela estréia de diversas obras orquestrais.

Em 1998 fundou a Orquestra de Câmara de Itaúna e em 2001 a Orquestra de Câmara de Ouro Branco, com a qual tem se apresentado em diversos estados brasileiros. Em 2004, foi nomeado Regente Titular do Coral Lírico Palácio das Artes, cargo que ocupou até 2006. Também neste ano passou a lecionar na Escola de Música da UFMG e assumiu a direção artística da Semana de Música de Ouro Branco, evento que acontece sempre em outubro e reúne importantes artistas do cenário nacional e internacional.

Já dividiu o palco com diversos solistas de renome internacional, como o tenor Marcos Thadeu, o violinista Daniel Guedes, os violoncelistas Sigmund Kubala e Matias de Oliveira, o trompetista Charles Schlueter e o oboísta Alex Klein. Em maio de 2007, foi convidado pelo Festival Internacional de Música do Algarve, em Portugal, para se apresentar ao lado da Orquestra Sinfônica de Póvoa de Varzim e da Camerata Antiqua de Curitiba.

Notícias relacionadas