Super banner

Rodrigo Feres apresenta novo método de leitura e didática em Brasília

Rodrigo Feres apresenta novo método de leitura e didática em Brasília

O araxaense Rodrigo Feres se notabilizou ao criar um modelo inédito de leitura: o Levir – Ler e Ouvir, em 2014, no qual o livro pode ser lido e ouvido, ao mesmo tempo, na plataforma digital, em e-book. O projeto foi reconhecido como novo método de leitura e didática pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, por possuir características inovadoras na abordagem pedagógica. Sucesso editorial, os quatro livros lançados pelo Levir venderam mais de 4 mil exemplares na web.

Agora, ele publica o livro físico “Tudo O Que Não Tem Fim” (Editora Sesi-SP), que apresenta uma compilação de três contos. Para seguir a linha editorial de seu trabalho, o livro conta com palavras marcadas e linkadas a um QR Code que dá acesso à mesma trilha sonora, porém disponível apenas no site. Este formato também é inédito no Brasil e as trilhas são compostas e executadas por Rodrigo Feres, que é músico.

E é sobre o tema “A criação de obras literárias para as plataformas de E-book” que o autor conversa com o público da 32ª Feira do Livro de Brasília, no dia 23 de julho, próximo sábado, às 15h30, com a mediação do escritor Luiz Humberto França.  Na mesma data, às 17h, ocorre o lançamento do livro “Tudo O Que Não Tem Fim”.

Sobre o Levir

Originalmente disponibilizados no formato de e-books, os quatro livros que compõe a coleção Levir (Ler+Ouvir) foram lançados simultaneamente no mercado editorial em julho de 2014. A distribuição é realizada pela Ibooks (Apple), Play Store (Google), Saraiva Online e por e-commerce do próprio autor (www.rodrigoferes.com.br).

O grande diferencial destes ebooks, é que contam com o ineditismo da trilha sonora composta também pelo autor, especificamente para cada livro. Ao saborear as obras, o leitor encontra aproximadamente 7 musicas distribuídas ao longo do texto. Todas instrumentais, e elaboradas para serem coerentes com o clima do texto. A emoção criada pela soma de leitura e música, referentes ao mesmo objeto, transportam o leitor para um universo muito mais completo sensorialmente, levando-o a uma experiência totalmente marcante. O processo é muito similar à trilha sonora de cinema. Porém na coleção Levir, a trilha funciona como um acessório do texto, e não da imagem, como nos filmes. Os ebooks Levir são destinados ao público adolescente. Instalados nos smartphones e tablets destes jovens leitores, os ebooks encaixam-se perfeitamente em seus hábitos de uso diário destes aparelhos.

 

Rodrigo Feres é formado em administração, com especialização em comércio exterior e pós graduado em Marketing pela FGV. Sempre conciliou seu trabalho com atividades musicais e projetos culturais. Rodrigo teve contato com o violão aos 11 anos, e foi desenvolvendo habilidades em instrumentos diferentes e em formas alternativas de execução. Também é escritor, autor dos ebooks com trilha sonora exclusiva.  Os ebooks da Levir são uma iniciativa pioneira no cruzamento da musica com a literatura. São distribuídos pela Apple internacionalmente, pela Saraiva Online, Play Store da Google e pelo ecommerce do próprio autor.

Serviço

Rodrigo Feres na 32ª Feira do Livro de Brasília

Data: 23 de julho, sábado, às 15h30 e às 17h

Endereço: Centro de Convenções Ulisses Guimarães (próximo à Esplanada dos Ministérios)

Informações: https://www.facebook.com/FeiraDoLivroDeBrasiliaOficial

 

Notícias relacionadas

8 Comentários

  1. malvina

    Vivemos em um País em que a maioria das pessoas não gosta de ler, iniciativas como essa podem despertar o gosto pela leitura. Excelente.

    Responder
  2. Paulo

    Se quando lemos um livro já nos transportamos para o ambiente lido através de criatividade pura, imagina com um áudio que faz isso se tornar ainda mais ”real”…sensacional.

    Responder
  3. Sara

    Ótimo projeto! Sem dúvidas vai revolucionar a leitura no Brasil. Confesso que sou meio preguiçosa para ler, mas com essa dica do Rodrigo vai ficar fácil!

    Obrigada

    Responder
  4. Élida

    Que interessante! Para mim que sou aficionada por e-books, isso é mágico. Acabo de me interessar mais ainda no trabalho do Rodrigo Feres e com certeza vou verificar o Levir!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *