
Araxá recebeu mais um workshop sobre turismo de negócios e eventos dentro do projeto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas), nesta quarta-feira (29), no auditório do Virgilius Palace Hotel. O evento foi ministrado por uma das maiores especialistas no assunto, a turismóloga Vaniza Schuler.
Ela apresentou o prognóstico desenvolvido para Araxá, composto por uma série de ações imprescindíveis para o sucesso do projeto, e que foi elaborado com base nas deficiências diagnosticadas no início do projeto.
Vaniza afirmou que Araxá já está à frente de muitos destinos por ter um show-case com as plantas e capacidade de pessoas de todos os espaços de ventos da cidade.
Ela sugeriu que cada setor componente do trade turístico também realize reuniões entre si para discutir assuntos pertinentes a cada um, inclusive com a participação de suas respectivas associações e sindicatos.
De acordo com Vaniza, o Grande Hotel é muito importante na cadeia turística, mas é preciso que o hóspede também aproveite a cidade, a cultura e os atrativos do destino para que ele retorne uma segunda vez.
Ela afirmou também que um modo de aumentar o serviço de linhas aéreas é manter sempre a companhia de aviação, informadas com antecedência sobre os eventos já captados, para viabilizar a implantação de voos extras.
“O turista de negócios quase nunca tem tempo para acessar os produtos turísticos do destino. Portanto é importante manter estandes desses produtos dentro do evento. Todos nós, em nível de Brasil, precisamos melhorar a promoção dos nossos atrativos. Nossos destinos são infinitamente melhores do que vendemos.”
Participantes
De acordo com o técnico da Microrregião de Araxá do Sebrae Minas, Otávio Gomes de Menezes Neto, o sucesso do projeto depende principalmente de que todos trabalhem unidos e comprometidos com as ações propostas.
A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, destacou a importância do projeto e ressaltou que sem trabalho nada acontece.
“O poder público está disposto e é parceiro de primeira hora, mas é fundamental o envolvimento de todos. Essa oportunidade precisa ser aproveitada, pois temos tudo a nosso favor para obtermos êxito”, disse.
Os próximos passos do projeto será a definição do cronograma de ações e da responsabilidade de cada um, para dar andamento ao projeto que tem seu término previsto para 2012.
Estiveram presentes, além do trade turístico de Araxá, poder público e Sebrae Minas, representantes do Araxá Convention & Visitors Bureau (AC&VB), Associação do Circuito da Canastra, Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Federação de Convention & Visitors Bureaux (FC&VB) do Estado de Minas.
Vaniza Schuler
Gaúcha, formada em Turismo e especializada em Relações e Negócios Internacionais. Atua há 23 anos no mercado de eventos. Entre outros cargos, foi diretora substituta de Turismo de Negócios e Eventos e gerente de Turismo de Eventos da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), e diretora de Relações com Mercado e Parcerias da Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul (Setur/RS).
Atualmente, é consultora de Turismo de Negócios e Eventos e tem como clientes principais a Unesco (projeto Embratur), Banco Mundial e Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.