Rotary promove Intercâmbio Internacional para jovens entre 15 e 19 anos

Rotary promove Intercâmbio Internacional para jovens entre 15 e 19 anos

Já conhecido mundialmente, o Intercâmbio de Jovens promovido pelo Rotary Internacional, é uma das melhores oportunidades que jovens entre 15 e 19 anos têm para aperfeiçoar idiomas estrangeiros, conhecer outras partes do mundo e exercitar hábitos e costumes diferentes. Atualmente, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio Rotary International que proporciona a experiência para aproximadamente nove mil jovens, por ano.

O intercâmbio tem duas modalidades diferentes: longa e curta duração, ambos para jovens entre 15 e 19 anos.

O intercâmbio de curta duração pode ser realizado por jovens de 15 a 19 anos, com duração de vários dias ou semanas, ser realizado por estudantes que não frequentam a escola e que podem adaptar o programa de acordo com seus interesses. Os tipos mais comuns são hospedagem em casa de família, visitas a locais históricos e acampamento internacional de jovens.

Já o intercâmbio de longa duração é de aproximadamente um ano, os estudantes são hospedados por várias famílias, normalmente rotarianas, e frequentam escola.

Histórico

De acordo com o site “Wikipédia, a enciclopédia livre”, no início, o Intercâmbio de Jovens envolvia apenas alguns clubes. O primeiro intercâmbio dentro da história rotária foi organizado em 1929 pelo Rotary Club de Copenhagen (capital da Dinamarca) com participantes europeus. Com o início da Segunda Guerra Mundial, os intercâmbios europeus cessaram, mas foram reiniciados após essa conflagração. Dez anos mais tarde, este projeto chegava até a América, mais precisamente nos Estados Unidos. Intercâmbios entre clubes da Califórnia e países latino-americanos foram iniciados em 1939, e estenderam-se ao leste dos Estados Unidos em 1958. Em 1972, o Rotary International resolveu sugerir e encorajar todos os demais Rotary Clubs do mundo a patrocinar o Intercâmbio de Jovens do Rotary como importante atividade internacional. Todos os anos, milhares de estudantes do ensino médio são patrocinados por Rotary Clubs no mundo todo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário: